Projeto “Sábado no Parque” promove inclusão e lazer para estudantes com deficiência no Parque das Dunas

Com orientação no desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional, o projeto ofereceu uma programação diversificada, elaborada especialmente para atender às necessidades dos estudantes participantes.

Projeto “Sábado no Parque” promove inclusão e lazer para estudantes com deficiência no Parque das Dunas
Foto: Adrovando Claro

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou mais uma edição do projeto “Sábado no Parque”, iniciativa voltada à inclusão e ao desenvolvimento de estudantes com deficiência da rede municipal de ensino. A ação aconteceu na área do Parque das Dunas e contou com a participação de 26 alunos das escolas municipais São Francisco de Assis, localizada no bairro de Nazaré, e Berilo Wanderley, situada no bairro do Bom Pastor. O evento teve parceria com o curso de Educação Física do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

Com orientação no desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional, o projeto ofereceu uma programação diversificada, elaborada especialmente para atender às necessidades dos estudantes participantes. Acompanhados por professores, familiares e universitários do curso de Educação Física, os alunos participaram de atividades lúdicas, desportivas e educativas, em um ambiente de convivência e integração.

De acordo com Ana Raquel Severiano Silva, assessora do setor de Educação Especial e responsável pela Escola Municipal Berilo Wanderley, o projeto tem sido uma importante ferramenta de inclusão na rede municipal. “Essa iniciativa de trazer as crianças neurodivergentes para o parque colabora com o processo de inclusão, possibilitando a participação em atividades lúdicas junto às famílias. É um projeto que tem alcançado muito sucesso, com resultados positivos. As ações envolvem circuitos psicomotores e atividades coletivas orientadas por profissionais de Educação Física”, destacou.

O assessor do setor de Cultura e Esportes da SME, Flávio Paiva, também ressaltou a importância da ação. “Esse é um evento voltado às crianças com deficiência, em especial às que apresentam condições atípicas. Hoje trabalhamos com as escolas São Francisco e Berilo Wanderley, oferecendo atividades recreativas e esportivas de forma lúdica. Além disso, as crianças visitaram o museu do parque, onde puderam conhecer mais sobre os animais que habitam o local. É uma manhã de aprendizado e alegria, finalizada com um lanche preparado pelas próprias escolas”, explicou.

A auxiliar terapêutica e estagiária Ana Carolina, que acompanha alunos com autismo e outras deficiências na Escola Municipal São Francisco de Assis, também destacou os benefícios pedagógicos e emocionais do encontro. “Viemos com 16 crianças neuroatípicas e suas famílias para vivenciar um momento de inclusão e diversidade. As atividades realizadas aqui desenvolvem tanto a questão socioemocional quanto a motora, pois envolvem o acolhimento, a convivência e o trabalho coletivo”, afirmou.

Para os familiares, o projeto também representa uma oportunidade de lazer e fortalecimento dos vínculos afetivos. Carla Juliana Silva, mãe do estudante Arthur Jonathan, da Escola Berilo Wanderley, elogiou a iniciativa. “Estou gostando muito das atividades no Parque das Dunas. É muito bom para o meu filho, que é autista, porque o ajuda a se desenvolver. Estou adorando participar, e é especial voltar a este parque agora com ele”, disse emocionada.

O projeto “Sábado no Parque” integra o conjunto de ações da Secretaria Municipal de Educação de Natal voltadas à educação inclusiva, promovendo o convívio social, o bem-estar e o aprendizado fora do ambiente escolar tradicional.