Educação, ética e diversidade são temas do Seminário Crescendo Juntos, da Undime/RN, que terá participação da ministra Cármen Lúcia

A ministra Cármen Lúcia participa virtualmente, às 11h, com a palestra “A educação como ferramenta para o empoderamento das mulheres e a promoção da igualdade”, mediada por Mônica Pinto, oficial de Educação do UNICEF no Brasil.

Educação, ética e diversidade são temas do Seminário Crescendo Juntos, da Undime/RN, que terá participação da ministra Cármen Lúcia

A educação como ferramenta de empoderamento, o equilíbrio emocional diante da tecnologia, a valorização da diversidade e dos saberes ancestrais estão entre os principais temas do Seminário Crescendo Juntos 2025, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN). O evento acontece no dia 26 de novembro, no Teatro Riachuelo, em Natal, com expectativa de reunir 1.500 participantes. A programação contará com a participação especial da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que integrará o encontro de forma on-line.

Voltado para educadores, gestores escolares, estudantes de pedagogia, profissionais de comunicação e interessados em educação inclusiva e ética, o seminário busca refletir sobre o papel transformador da escola e dos profissionais da educação frente aos desafios contemporâneos.

A abertura, às 9h, será com Hamilton Werneck, educador e escritor reconhecido nacionalmente, que falará sobre “Como relacionar tecnologia com equilíbrio emocional em sala de aula”. Em seguida, haverá a entrega da Medalha Professora Justina Iva de Educação, que reconhece as melhores práticas e indicadores educacionais dos municípios potiguares.

A ministra Cármen Lúcia participa virtualmente, às 11h, com a palestra “A educação como ferramenta para o empoderamento das mulheres e a promoção da igualdade”, mediada por Mônica Pinto, oficial de Educação do UNICEF no Brasil. À tarde, o seminário segue com o debate “Educação, cultura e diferença: a escola como espaço de potencialização das diversidades”, com o ativista Ivan Baron e a pesquisadora Pietra Azevedo.

Outro destaque da programação é o escritor indígena Daniel Munduruku, que abordará o tema “Currículo escolar: ancestralidade e saberes indígenas”.

“O Seminário Crescendo Juntos é um espaço de aprendizado, partilha e inspiração. Reunimos grandes nomes da educação, da cultura e da justiça para dialogar sobre temas urgentes e necessários, que nos ajudam a repensar o papel da escola e a fortalecer as redes municipais de ensino”, destaca Petrúcio Ferreira, presidente da Undime/RN, da Undime Nordeste e dirigente municipal de educação de Goianinha.

O evento conta com o apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, SEBRAE, FEMURN, Governo Federal, Undime Nacional e UNICEF, além de parceiros como CEI, Desck, Apform, ApService, Editora Dogo Maker, Editora Futura, Grupo Infinity, Saber Soluções Educacionais, YanTEC, Bobby Análise de Aprendizagem, Innova Educação, Aprende Brasil e Lucgraf Editora e Gráfica. A programação completa está no site https://seminariocrescendojuntos.com/.

Sobre a Undime

A UNDIME/RN é a seção estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que representa os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Sua missão é articular, mobilizar e apoiar as secretarias municipais na implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica, com gestão democrática, inclusiva e de qualidade. Reconhecida como instituição de utilidade pública pela Lei nº 8.591/2004, a UNDIME/RN atua como elo entre os municípios e os órgãos estaduais e federais, oferecendo apoio técnico e pedagógico e promovendo o intercâmbio de boas práticas para a melhoria da educação pública no estado.