Governo do RN anuncia local de construção do novo estádio de futebol de Mossoró

Iniciativa fortalece o esporte mossoroense que há mais de três anos não dispõe de um espaço adequado para participar de competições oficiais

Governo do RN anuncia local de construção do novo estádio de futebol de Mossoró
Foto: Raiane Miranda

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou oficialmente o local onde será construído o novo estádio de futebol de Mossoró. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, em evento realizado com a presença de lideranças políticas e desportivas da região. O novo equipamento, que será construído no bairro Abolição II, representa um marco histórico para o esporte mossoroense, que enfrenta há mais de três anos a ausência de um espaço adequado para a realização de competições oficiais.

 "Nosso governo tomou uma medida decisiva. Sem isso, não existiria nenhuma possibilidade de prosperar o projeto, que é Mossoró ter sua praça de esporte, seu estádio de futebol", disse a governadora, referindo-se ao terreno, em local privilegiado da cidade. "Temos terreno e temos projeto. Os próximos passos são no sentido de concretizar esse sonho. E quero deixar claro: no que depender da governadora, em breve Mossoró terá uma praça de esportes à altura da história e da trajetória do futebol e do povo de Mossoró", afirmou Fátima.

 A governadora citou outros programas e ações de incentivo ao esporte profissional e amador, como o Nota Potiguar. “No ano passado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, disponibilizamos mais de R$ 7 mil, beneficiando muitas associações. E o Nota Potiguar tem dado apoio decisivo aos clubes.” Fátima aproveitou para lembrar que na próxima semana será dada a ordem de serviço do primeiro trecho da duplicação da BR-304, que vai de Mossoró a Assu.

 O terreno onde será erguido o estádio tem 78,5 mil metros quadrados. Inicialmente o estádio terá lugar para 5 mil torcedores sentados, que é a capacidade mínima exigida pela CBF para jogos de campeonatos nacionais segunda e terceira divisões. Mas pode chegar a 15 mil ao longo do tempo.

 “A primeira etapa contempla tudo o que diz respeito a parte de apoio: vestiários, banheiros, área administrativa, área técnica, área para arbitragem, área para todo o apoio e o próprio campo de futebol, e uma grande esplanada onde teríamos o estacionamento”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho.  “Então, temos a previsão de contratação até o final do mês de janeiro, e mais 90 dias para que tenhamos esses projetos, e aí, sim governadora, passaremos a tratar da nossa PPP [Parceria Público-Privada] para a execução desse importante equipamento esportivo”, reforçou.

 O presidente do Baraúnas, Lima Neto, disse “que é com muita satisfação que a gente vem aqui receber esse anúncio e eu acho que isso agrada aos olhos do clube e da torcida; e dizer que a gente torce que todos os passos sejam dados, que tudo seja encaminhado e que em breve nós tenhamos aqui a nossa praça desportiva que tanto a população do Mossoró pede”.

 Por sua vez, o representante do Potiguar, Djalma Freire Júnior, enfatizou em seu discurso que “a gente vem celebrar esse momento importante para o futebol de Mossoró, haja vista a carência de uma praça esportiva, e os clubes estão sofrendo ao longo de alguns anos, e parabenizo a governadora a iniciativa, pelo início desse sonho que vai se realizar - não temos dúvida disso - porque Mossoró precisa de uma praça esportiva, nesse descaso que foi feito com os clubes da cidade e com o futebol de Mossoró, e a senhora está fazendo esse reparo”.

 Por não ter um estádio em funcionamento em Mossoró, o Potiguar enfrentou o ABC pelo campeonato estadual no Estádio Francisco Antônio da Costa, conhecido como “O Fião”, em Serra do Mel.

 Contextualização

 A construção do novo estádio surgiu a partir de uma conversa preliminar entre os presidentes dos dois principais clubes da cidade, Potiguar e Baraúnas, com o secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, e a governadora Fátima Bezerra, em outubro do ano passado.

 Inicialmente, a proposta previa a construção do estádio em um terreno pertencente à UERN, nas proximidades do Hospital da Mulher. A governadora determinou, então, a criação de uma comissão formada pela Secretaria de Infraestrutura, UERN e representantes dos clubes, sob a coordenação do secretário Cadu Xavier, com a missão de elaborar o projeto, realizar o orçamento e definir a área mais adequada para a edificação.

 Presente à solenidade, neste sábado, Cadu lembrou que o momento é de mais uma realização “do governo que tem como característica ouvir a sociedade. E nós, dialogando com os representantes dos clubes daqui de Mossoró, abraçamos esse projeto, que é muito importante para o fortalecimento do esporte na cidade e no Estado.”

 O projeto elaborado e aprovado pela equipe de engenharia do Estado conta com recursos de uma emenda parlamentar da deputada estadual Isolda Dantas, no valor de R$ 165 mil.  "O esporte em Mossoró não é só o futebol tradicional. Temos o feminino, o esporte amador. Sinto imensa felicidade de ter regado, com nossa emenda, a plantinha do sonho de ter uma praça de esporte para Mossoró chamar de sua, para os times poderem treinar aqui, para a gente poder assistir aos jogos aqui. Teremos uma bela praça de futebol para a gente vibrar com as vitórias dos nossos times. Estou feliz demais. É um dia para ficar na história", comemorou a deputada Isolda Dantas

 Nogueirão

 Em Mossoró, o Estádio Leonardo Nogueira, o Nogueirão, inaugurado em 4 de junho de 1967, está interditado há quase dois anos e enfrenta problemas jurídicos e estruturais, deixando os clubes locais sem possibilidade de mando de campo. Atualmente, o Potiguar, um dos principais times da cidade, tem mandado seus jogos no município de Serra do Mel.

 O anúncio do novo estádio reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do esporte e com a valorização da tradição futebolística de Mossoró, cuja história teve início oficialmente em 1919, com a criação da Liga Mossoroense de Futebol e do Humaitá Futebol Clube, seguida pelo surgimento do Ipiranga Esporte Clube, em 1920.

 Participaram da solenidade os secretários Cadu Xavier, da Fazenda do RN; Gustavo Coelho, da Infraestrutura; e Alexandre Lima, de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar; deputados estaduais Isolda Dantas e Ivanilson Oliveira; reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, e o vice-reitor da instituição de ensino superior, Chico Dantas, além das vereadoras de Mossoró, Marleide Cunha e Plúvia Oliveira, e a vereadora da cidade do Natal, Samanda Alves.