Carteira de Observador de Pássaros 2024 está disponível para aquisição

Parque das Dunas disponibiliza documento para os praticantes de observação sistemática de pássaros. A carteira custa 20 reais e pode ser solicitada pelo site da Unidade de Conservação.

Carteira de Observador de Pássaros 2024 está disponível para aquisição
Foto: Jonas Filho

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema comunica que a Carteira de Observador de Pássaros 2024 do Parque das Dunas está disponível e pode ser solicitada pela internet, em parquedasdunas.rn.gov.br ou idema.rn.gov.br.

Essa iniciativa é organizada pela gestão da Unidade de Conservação, em parceria com a Associação de Observadores de Pássaros. O horário de acesso aos portadores da carteira acontece das 5h às 17h, em todos os dias da semana.

A carteira possui um custo simbólico de R$ 20,00 (vinte reais) e deverá ser renovada no início do ano seguinte após sua emissão, com exceção da Carteira Permanente que é emitida para pessoas com idade superior a 60 anos, as quais estão isentas da anuidade.

“Os praticantes de observação sistemática de pássaros podem vir à Unidade de Conservação para terem esse contato com a fauna e toda a biodiversidade da Mata Atlântica. A prática de observação de pássaros é uma maneira gratificante de se conectar com a natureza, apreciar a biodiversidade e contribuir para a conservação das aves através da educação e do respeito ao meio ambiente”, disse a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage.

Para a emissão dessa carteira é necessário o preenchimento de dados pessoais, anexação de documentos de identificação e foto 3x4. Também é possível adquiri-la presencialmente, no Setor de Informações do Parque das Dunas.

Observação de pássaros

A prática de observação de pássaros, também conhecida como birdwatching ou birding, é uma atividade recreativa que envolve a observação e identificação de aves na natureza. É uma atividade popular entre entusiastas da natureza, ornitólogos amadores e qualquer pessoa interessada em apreciar a diversidade de aves existentes em diferentes ambientes.

“É importante lembrar que a observação de pássaros não é apenas sobre listas de espécies, mas sobre a conexão emocional com o ambiente ao nosso redor. Devemos ser guardiões responsáveis, respeitando os habitats e contribuindo para a conservação das aves e de seus espaços naturais”, finalizou a gestora Mary Sorage.