Dia Nacional da Voz: Liga chama atenção para diagnóstico precoce do câncer de laringe

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Rio Grande do Norte deve registrar 130 novos casos de câncer de laringe em 2024.

Dia Nacional da Voz: Liga chama atenção para diagnóstico precoce do câncer de laringe

Criado para alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico das doenças vocais, como o câncer de laringe, o Dia Nacional da Voz é celebrado no dia 16 de abril. Entre os dias 9 e 16, a Liga Contra o Câncer vai participar da Campanha Nacional da Voz que, neste ano, tem como tema "Cuidamos da Sua Voz para o Mundo Ouvir".

De acordo com o médico Luis Eduardo Barbalho, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço da Liga, quanto mais cedo o diagnóstico do câncer de laringe, maiores são as chances de cura e preservação das cordas vocais, por isso é importante ficar atento aos primeiros sintomas. “Rouquidão persistente que não melhora com o tratamento medicamentoso, falta de ar e dor ao ingerir os alimentos são sinais da doença”, explica.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Rio Grande do Norte deve registrar 130 novos casos de câncer de laringe em 2024. Entre os principais fatores de risco da doença estão o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, estresse e mal uso da voz e idade avançada. O tratamento varia em cada caso e pode ser necessária a remoção cirúrgica da laringe, causando a perda da voz fisiológica.

Inserido no trabalho de reabilitação vocal dos pacientes laringectomizados totais, desde 2023 a Liga realiza a cirurgia de colocação de próteses traqueoesofágica dentro do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Governo Federal. A iniciativa, inédita no Rio Grande do Norte, iniciou o trabalho de triagem em 2022 e, desde maio de 2023, já implantou a prótese em 11 pacientes, que são acompanhados pelo serviço de fonoaudiologia e de cabeça e pescoço.

De acordo com Josy Amorim, fonoaudióloga da Liga, a prótese é uma válvula unidirecional , implantada cirurgicamente e que possibilita a fonação do paciente mediante a oclusão digital do traqueostoma. “Esse trabalho ainda não é uma política pública consolidada, sendo oferecido apenas em centros de referências, como a Liga. A prótese devolve a capacidade de se comunicar através da produção da voz mais próxima da original e também, mais natural, permitindo o convívio social com melhor qualidade de vida”, afirma Luis Eduardo Barbalho.

A Liga Contra o Câncer

Com 74 anos de atuação, a Liga Contra o Câncer é uma das principais referências do país no tratamento oncológico, aliando o alto nível da sua equipe multidisciplinar, o acolhimento e humanização e o investimento em pesquisa e inovação. Além das quatro unidades já em funcionamento, a Liga está em fase de conclusão das obras do Hospital Oncológico Pediátrico, no bairro do Alecrim, e do Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos.

Já no campo educacional, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) é referência na promoção e incentivo à investigação científica e estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Junto ao trabalho desenvolvido pela Pesquisa Institucional, o Centro de Pesquisa Clínica da Liga tem reconhecimento internacional na condução de ensaios clínicos multicêntricos para descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e identificar reações adversas a novos produtos.