Projetos de alunos contra sedentarismo e a favor do uso de energias renováveis por comunidades vencem hackathon do Colégio Porto

Nesta edição, os estudantes desenvolveram projetos dentro da pauta da Agenda 2030 da ONU e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como boa saúde e bem-estar, energia acessível e limpa, consumo e produção responsáveis.

Projetos de alunos contra sedentarismo e a favor do uso de energias renováveis por comunidades vencem hackathon do Colégio Porto
Após dois dias de muito trabalho, projetos na área de saúde, energias e consumo responsável foram premiados no Hackaton realizado no Colégio Porto. A maratona aconteceu durante toda a quinta-feira (4) e sexta-feira (5). Para o estudante Guilherme Coelho, da 2ª série do Ensino Médio, o Hackaton é uma oportunidade estimulante para desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas. 
 
Nesta edição, os estudantes desenvolveram projetos dentro da pauta da Agenda 2030 da ONU e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como boa saúde e bem-estar, energia acessível e limpa, consumo e produção responsáveis. "Contamos com muito envolvimento e engajamento dos estudantes em uma edição empolgante. Nós conseguimos elevar substancialmente o senso de comunidade temos em nossa escola com a participação conjunta de alunos do 6º ano à 2ª série do Ensino Médio nessa maratona maravilhosa de criatividade, inovação, tecnologias digitais e analógicas e resolução de problemas", afirma Kennia Ísis, orientadora pedagógica do colégio e coordenadora do Hackaton.
 
As equipes campeãs foram conhecidas no início da tarde desta sexta, após a defesa dos pitches pelas equipes. Na categoria do Ensino Fundamental, o grupo Hackatumbas venceu com um projeto direcionado para combater o sedentarismo de idosos e em segundo lugar ficou o grupo Mean Girls, com um projeto para promover educação sexual. 
 
Já entre os grupos do Ensino Médio, o grupo CG e as Girls conquistou o primeiro lugar com a proposta de uma empresa de voluntariado para fomentar o uso de energias renováveis em comunidades em situação de vulnerabilidade. O grupo Fanclube do Gil ficou em 2º lugar com a idealização de um site de aluguel de produtos que não estão em uso com o objetivo de diminuir o consumismo, a produção de resíduos sólidos e de gases que contribuem para o efeito estufa.
 
"Nós utilizamos várias ferramentas da educação, como a questão da aprendizagem por projetos e problemas, design thinking, a cultura maker. Também estimulamos esse ímpeto empreendedor dos alunos, que trouxeram soluções para problemas reais investigados por eles a fim de fazer com que o mundo se torne um lugar mais bacana, mais legal", explica Kennia Ísis.
 
Em parceria com o Sebrae/RN, que faz parte do projeto desde 2023, o Hackaton impulsionou os aprimoramentos das habilidades e reforçou o trabalho de desenvolvimento sustentável que é trabalhado durante todo o ano em sala de aula.