Projeto de capacitação pela Lei de Incentivo ao esporte abre última fase de inscrições

Com foco de atuação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o programa visa descentralizar recursos e apoiar projetos esportivos em locais de vulnerabilidade social

Projeto de capacitação pela Lei de Incentivo ao esporte abre última fase de inscrições

A CT - Capacitação e Transformação, rede de desenvolvimento de empreendedores sociais esportivos para uso de leis de incentivo, anuncia a abertura da 3ª e última fase de inscrições para o projeto de capacitação de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As inscrições começam no dia 28 de março, quinta, e serão encerradas em 19 de abril e podem ser feitas pelo site do projeto.

 

A iniciativa possui o objetivo de fomentar a cadeia produtiva dos esportes, contribuir com a descentralização de recursos e promover a transformação social em locais de vulnerabilidade social. A ideia surgiu da união do Instituto Futebol de Rua, que possui experiência no auxílio à ONGs, da Nexo Investimento Social e da rede IGAPÓ, com anos de atuação na captação de recursos para projetos sociais, com o patrocínio e a parceria do banco Itaú, e visa capacitar instituições esportivas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

De acordo com Gigi Favacho, gerente do projeto, uma das missões do programa é formar profissionais de organizações sociais para transformar a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Nossa proposta é formar multiplicadores que devem ter ferramentas, técnicas, metodologias e outros recursos para promover a transformação social e impacto positivo na sociedade”, diz.

 

O programa é dividido em duas etapas:

 

  • Capacitação: todas as OSCs aprovadas terão acesso a cinco módulos de conteúdo ministrado online e aulas gravadas, por professores especialistas, totalizando 20 horas. Os alunos receberão acesso a um material didático gratuito para as aulas de temas “Introdução ao Mecanismo Federal de Incentivo ao Esporte”, “Elaboração de Projetos”, “Execução do Projeto”, “Captação de Recursos” e “Prestação de Contas”, ensinando o passo a passo de cada processo. Para isso, precisam cumprir todos os requisitos obrigatórios para a participação no programa.
  • Mentoria: as inscrições serão avaliadas tecnicamente considerando a capacidade do proponente, seu potencial para aprovar projetos na Lei de Incentivo ao Esporte, seu potencial de impacto social e de sustentabilidade organizacional. Com isso, serão selecionadas para ter um acompanhamento mais próximo para melhor usufruir da lei.

 

“Por conta do grande número de inscritos nas duas primeiras fases, já demos início a três turmas e a nova fase será para selecionarmos projetos para mais três, dobrando a quantidade de grupos planejados no início do programa. O curso terá duração de quatro meses, sendo dois para capacitação e dois para mentorias”, comenta Gigi sobre o cronograma do projeto.

 

A primeira fase de inscrições recebeu cadastros de projetos de todos os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Temos organizações já inscritas que trabalham com causas voltadas a grupos indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, crianças e adultos. Agora queremos expandir para auxiliar ainda mais entidades e promover transformação social por meio do esporte”, finaliza a gerente.

 

Sobre o Projeto CT

O Projeto CT - Capacitação e Transformação, com apoio do Instituto Futebol de Rua, Nexo Investimento Social e Rede Igapó, e patrocínio do Itaú, capacita empreendedores sociais esportivos para uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com a expectativa de capacitar 300 OSCs e mentorear outras 120, o Projeto CT visa capacitar representantes dessas organizações para auxiliar em programas de apoio à prática esportiva como agente de transformação social nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, com foco em cidades no interior dos estados e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.