LINGUATECH, O PODCAST: IRMÃS POTIGUARES DEBATEM CIÊNCIA, PESQUISA E EMPREENDEDORISMO NA INTERNET

O projeto Linguatech foi criado em 2019, com objetivo de abordar diferentes linguagens científicas na sociedade.

LINGUATECH, O PODCAST: IRMÃS POTIGUARES DEBATEM CIÊNCIA, PESQUISA E EMPREENDEDORISMO NA INTERNET

No próximo dia 4 de maio, a partir das 16h30, Natal vai ganhar mais uma ferramenta em favor da ciência e do empreendedorismo feminino – o podcast Linguatech. Um espaço dinâmico criado com objetivo de unir as mais variadas linguagens científicas, em um projeto interdisciplinar que aproxima a população da pesquisa, para além dos muros das instituições e universidades de ensino. A iniciativa foi idealizada pela Dra. Mayara Gomes (pesquisadora em Engenharia Química pela UFRN) junto com sua irmã, a Dra. Yara Gomes (Pesquisadora em Ciências e Eng. de materiais pela UFRN). Além do lançamento no canal do youtube (youtube.com/@workshoplinguatech312), o podcast será lançado em Natal, em um evento voltado para jornalistas, professoras, empreendedoras e apaixonadas pelo mundo das pesquisas científicas.

O projeto Linguatech existe desde 2019 com a missão de reunir a ciência, tecnologia, pesquisa e inovação no empreendedorismo, de forma interdisciplinar. Inicialmente foram realizados workshops, mas a ideia era ampliar o alcance das discussões científicas, por meio de novos formatos. Para isso, as irmãs Mayara e Yara, começaram a reunir pesquisadoras e empreendedoras, para tornar a ciência mais próxima do nosso cotidiano por meio da internet.

Criamos um canal que facilite as informações em torno de assuntos tão burocráticos como inovação, universidade, análise de dados... Fizemos palestras, Webnários, mas ainda era pouco. Foi então, que veio a ideia do podcast. Nesse novo formato, vamos fazer com que o espaço cientifico seja para todos, destacando as mulheres e suas histórias.”, destacou a fundadora e CEO do Linguatech, Dra. Mayara Gomes.

O Linguatech Podcast vai ser veiculado em episódios semanais, a partir do mês de maio, com convidadas potiguares das mais variadas áreas do conhecimento. Com a condução da pesquisadora Yara Gomes, a ideia é aproximar os assuntos discutidos nas universidades, com a rotina da cidade. Nessa primeira temporada, o projeto tem como tema: A Escolha de ser a Protagonista no Empreendedorismo Potiguar. Mulheres que atuam no meio empresarial, mas não deixaram a pesquisa científica de lado.

Nossa ideia é mostrar que a ciência está em todos os lugares e não só na academia. Vamos mostrar que é possível usar a pesquisa científica, tanto no desenvolvimento das pessoas, como também no sucesso nas empresas”, ressaltou Yara. O evento de lançamento do podcast Linguatech vai ocorrer no dia 4 de maio, a partir das 16h30 no espaço Casa Rosa Chá e Café, no bairro de Capim Macio, em Natal. O acesso aos episódios na internet é gratuito e vai ser disponibilizado semanalmente, no canal do Youtube - Workshop Linguatech, sempre às quartas-feiras, a partir das 19h.

Sobre as idealizadoras do projeto

Mayara Gomes

É Doutora em Engenharia Química com ênfase na área de Biomassa de carcinicultura e síntese de nanomateriais, aplicado em energias renováveis. Possui especialização em Engenharia de Processos de Petróleo e Gás Natural. Membro do Conselho de Comissão da sustentabilidade no IFAL e conhecimentos nas normas ISO 9001 e a ISO 14001. Atualmente desenvolve pesquisa na área de uso de Biomassa nos solos de cultivo para agricultura familiar no estado do RN e AL, e atua no segmento de consultoria empresarial para empresas do segmento de Energias Renováveis.

Yara Gomes

É graduada em Educação Artística- Artes Plásticas pela UFRN, com mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM-UFRN), com ênfase em Estudos de Síntese, Caracterização e Estrutura dos Materiais, com doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) na Oregon State University (EUA). Em 2019, participou do The Fourth International Conference on Materials Science and Engineering (San Francisco, CA) em que foi premiada com o poster Award pela United Scientific Group (LLC). Atualmente colabora com o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN/ campus: Natal-Central) em projetos de pesquisa, e oferece trabalho de consultoria no segmento de pesquisa e processos em caracterização de materiais com ênfase em colorimetria.

--