Casa de Cultura de Jardim do Seridó recebe exposição 'Cacimba Nova' de Thiago Barbalho

De volta à casa materna: artista homenageia raízes familiares em sua mais nova exposição, que integra a programação “Abril das Artes”, promovida pelo Governo do RN.

Casa de Cultura de Jardim do Seridó recebe exposição 'Cacimba Nova' de Thiago Barbalho
Foto: Pablo Pinheiro

Aberta nesta quarta-feira (10), "Cacimba Nova" é o novo projeto do artista Thiago Barbalho, que realiza na Casa de Cultura Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, em Jardim do Seridó, cidade natal de sua mãe, um desejo de fortalecer os referenciais visuais de seu lugar de origem no Rio Grande do Norte. A mostra integra a iniciativa “Abril das Artes”, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA).

São 16 desenhos sobre papel, sendo que alguns foram produzidos em papel artesanal de fibra de bananeira, material que releva o interesse do artista sobre processos artesanais ou manuais. O desenho, como mídia de predileção de Thiago, é resultado desse processo de trabalho que prioriza aquilo que é "mais acessível, mais barato e disponível para que algo seja construído", como ele define.

Recentemente, o artista visitou o sítio arqueológico do Mirador, em Lajedo de Soledade (Apodi/RN), onde há um grande número de pinturas rupestres. A expedição, somada a sua experiência com a cultura sertaneja do interior e as lojas populares de coisas fabricadas na China, como imagens de santo e objetos e utensílios, são pontos de partida para a produção de novos trabalhos.

"Me ver artista com esse referencial me fez retornar ao trabalho artesanal e pensar a ideia de mistura, ao contrário da pureza contida dentro do meu trabalho”, declarou. Esse processo experimental de exposição é parte de um trabalho mais amplo que também se desdobra em uma exposição individual, na galeria Nara Roesler, em São Paulo (SP).

O município de Jardim do Seridó é distante cerca de 240 km da Capital. 

SERVIÇO: Exposição Cacimba Nova, de Thiago Barbalho

️ 10 de Abril (quarta-feira) a 15 de Junho de 2024 (sábado).

 Visitação: de segunda a sexta, das 08h às 12h; e das 14h às 17h.*

 Casa de Cultura Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo. Rua Professor Jesuíno Azevedo, 100. Centro. Jardim do Seridó (RN).

*A casa funciona de segunda a sexta, mas o encerramento excepcionalmente está previsto para ocorrer em um dia de sábado.