Governo do RN e a CGU irão firmar acordo de cooperação técnica

Objetivo é promover o compartilhamento de ferramentas tecnológicas e disseminar boas práticas de governança

Governo do RN e a CGU irão firmar acordo de cooperação técnica
foto: Fábio Duarte

O Governo do Rio Grande do Norte e a Controladoria-Geral da União (CGU) irão firmar acordo de cooperação técnica para o compartilhamento de ferramentas tecnológicas e boas práticas de governança.


Segundo a governadora Fátima Bezerra, que participou na tarde desta quarta-feira (20), em Brasília, de uma reunião com o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, o objetivo é melhorar as atividades do controle interno do Governo do Estado, promovendo maior transparência e integridade pública.


“A parceria estratégica representa um passo crucial para fortalecer a eficiência na administração pública do estado. A iniciativa reforça o compromisso do governo do Rio Grande do Norte com uma gestão cada vez mais eficaz e voltada para o bem-estar da população”, disse a governadora Fátima Bezerra.


A formalização do acordo inclui a concessão de sistemas de última geração elaborados pela CGU, como o ePad, o eAud e o Alice.


O sistema ePad organiza as informações de procedimentos administrativos correcionais. Já o eAud é utilizado para as atividades de auditoria. Por fim, o “Análise de Licitações e Editais”, batizado como sistema Alice, verifica e busca inconsistência nos editais publicados no Portal de Compras do Governo Federal.


A controladora-geral do Estado, Luciana Daltro, detalha que o ministro Vinícius Marques virá ao Rio Grande do Norte, em data a ser agendada, para formalizar o acordo de cooperação.

“Será um marco significativo na história de cooperação entre as instituições. Durante esse evento, está prevista a formalização do acordo, incluindo a concessão de sistemas que irão otimizar substancialmente o desempenho da Controladoria-Geral do Estado (Control)”, finalizou Daltro.