Estudantes participam de aula de campo no Santuário Ecológico de Pipa
A aula de campo teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre o meio ambiente litorâneo, especialmente a natureza da Praia do Madeiro, em Pipa, abordando temas relacionados à preservação da fauna e da flora locais.
A Escola Municipal Profa. Josefa Botelho, localizada em Ponta Negra, realizou uma aula de campo no Santuário Ecológico de Pipa, no município de Tibau do Sul (RN). A atividade extraclasse beneficiou estudantes que se destacaram ao longo do ano letivo em diferentes projetos desenvolvidos pela unidade de ensino, com reconhecimentos que incluem medalhas em competições esportivas escolares e destaque em atividades didáticas na área de robótica.
A aula de campo teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre o meio ambiente litorâneo, especialmente a natureza da Praia do Madeiro, em Pipa, abordando temas relacionados à preservação da fauna e da flora locais. Entre os destaques da visita esteve o acompanhamento das ações de proteção às tartarugas marinhas, monitoradas pelo Instituto Tamar, referência nacional em conservação ambiental, e a realização de trilhas ecológicas pela Mata Atlântica.
De acordo com a professora de Língua Inglesa e idealizadora do projeto “Aula de Ecologia no Santuário de Pipa”, Silvia Sorense, a atividade marcou o encerramento do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano. “Mais uma vez, encerramos o projeto do Santuário Ecológico de Pipa com chave de ouro. Essa aula de campo contou com o apoio fundamental da SME-Natal, por meio do secretário Aldo Fernandes, e do secretário adjunto, Lucas Bento, que deram total apoio em reconhecimento aos estudantes pelos projetos realizados na Escola M. Josefa Botelho”, destacou.
“A aula foi muito interessante. Os alunos tiveram contato direto com a natureza e, este ano, observaram tartarugas e golfinhos durante o banho de mar. Esse contato direto com a fauna e a flora fortalece o sentimento de preservação e a consciência sobre a continuidade do meio ambiente. Preservar a natureza é preservar a própria vida”, afirmou Silvia Sorense.
O professor Emerson do Nascimento, docente de Ensino Religioso, também avaliou positivamente a experiência. “Foi um dia muito especial para os alunos e professores. Os estudantes percorreram as trilhas, identificaram áreas de circulação de animais silvestres e conheceram espécies nativas. Espero que esse conhecimento seja transformado em atitudes de preservação do nosso ecossistema, tão belo e essencial”, disse.
A estudante Jennifer Lorrane O. Batista, do 9º ano, relatou a experiência como inesquecível. “Aprendemos muito sobre a natureza. É algo que todas as escolas deveriam proporcionar, pois ajuda os alunos a enxergarem a natureza de uma forma diferente, vivenciando as trilhas ecológicas e compreendendo que existe um lado bonito que precisa ser visto e preservado”, afirmou.
Já o estudante Adriel Albuquerque Limeira, da mesma turma, ressaltou o caráter educativo da aula de campo. “Para o ensino, essa experiência é muito importante. Existem muitos ensinamentos e curiosidades sobre os animais, as praias locais, a história do lugar e o significado das trilhas”, finalizou.











