Escola de Natal cria programa personalizado de inteligência emocional para crianças e adolescentes

A Maple Bear Natal desenvolveu um programa próprio, voltado para atender as necessidades desta faixa etária.

Escola de Natal cria programa personalizado de inteligência emocional para crianças e adolescentes
O desenvolvimento do projeto socioemocinal na Maple Bear Natal harmoniza-se perfeitamente com a metodologia canadense, adotando uma abordagem educacional holística.

Aprender a ler, escrever, fazer cálculos, falar um novo idioma. Tudo isso faz parte da rotina comum de um aluno ao longo do seu processo de desenvolvimento na escola. Mas é preciso ir além. O ambiente educacional também deve proporcionar ao estudante a oportunidade de identificar e lidar com as suas emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. É o que chamamos de Inteligência Emocional. Foi pensando nisso que a Maple Bear Natal desenvolveu um programa próprio, voltado para atender a essas necessidades.

A adoção de um projeto personalizado e exclusivo voltado à inteligência emocional é essencial para atender às necessidades únicas de cada aluno, promovendo autoconsciência, autogestão, e habilidades de relacionamento saudável. Tal abordagem facilita o desenvolvimento de estratégias eficazes para a gestão de emoções, fortalece a resiliência diante de adversidades e melhora a comunicação e empatia, elementos cruciais para o sucesso acadêmico e pessoal. Além disso, prepara os alunos para enfrentar desafios futuros em diversos contextos de vida.

“O projeto personalizado não só atinge objetivos educacionais mais amplos, mas também contribui significativamente para o bem-estar e desenvolvimento integral dos estudantes, equipando-os com ferramentas indispensáveis para a vida”, explicou a coordenadora de habilidades socioemocionais da escola, Sibela Peixe.

O programa está sendo aplicado desde o início do ano letivo, em todos os segmentos, do Nursery (03 anos) ao Year 09 (14 anos). As aulas, realizadas semanalmente, são estruturadas em etapas distintas: começam com o momento de acolhida, no qual são empregadas ferramentas como conexões internas, musicalização e controle da respiração para garantir a concentração dos alunos. Segue-se o momento de ouvir e aprender, durante o qual os materiais didáticos — livros, vídeos, músicas e outras ferramentas — são apresentados, sempre em diálogo com os alunos.

O projeto foi idealizado pela diretora da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas, que é formada em Pedagogia e Letras e também atua como Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Natal, além de ser professora universitária e coautora de livros.

“Iniciar o cultivo da inteligência emocional desde os primeiros anos de vida é um ato de amor e visão de futuro. Ao ensinar nossas crianças a entender e gerenciar suas emoções, estamos lhes dando as ferramentas para navegar pelas tempestades da vida com graça e resiliência, iluminando o caminho para o sucesso acadêmico e relações interpessoais ricas e significativas”, destacou Mona Lisa.
O desenvolvimento do projeto socioemocinal na Maple Bear Natal harmoniza-se perfeitamente com a metodologia canadense, adotando uma abordagem educacional holística que enfatiza o bem-estar e o desenvolvimento integral dos estudantes.

“Incorpora inovação e flexibilidade, promovendo a adaptação às mudanças educacionais e às necessidades dos estudantes. Promove ainda o envolvimento da comunidade escolar, estabelecendo uma parceria colaborativa entre alunos, professores e pais. Essa integração assegura não só um complemento à filosofia educacional canadense, mas também garante a sua expansão, reforçando o compromisso da Maple Bear Natal com uma educação relevante e adaptada aos desafios contemporâneos”, concluiu Sibela.

Saiba mais

A Maple Bear Natal funciona há 14 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico. Mais informações em @maplebearnatal.