Complexo da Rampa e Pinacoteca do Estado têm programação cultural nesta quinta (21)

A partir das 17h, na Rampa, será realizado o evento de lançamento do 1° Circuito Gastronômico ‘Sabores da Serra’ (Cerro Corá/RN). Na Pinacoteca, às 19h, artista Ilanna Thalma realiza abertura da exposição ‘De Repente Serpente’.

Complexo da Rampa e Pinacoteca do Estado têm programação cultural nesta quinta (21)
Ilanna Thalma - foto: Vivian Moura

Por meio do Programa Estadual Câmara Cascudo, que em 2023 investiu cerca de R$ 20 milhões para a promoção da cultura no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado investe R$ 116 mil para realização do 1º Circuito Gastronômico ‘Sabores da Serra’, que será lançado nesta quinta-feira (21), às 17h, no Complexo Cultural da Rampa, no bairro de Santos Reis, em Natal (RN). Logo mais, às 19h, na Pinacoteca do Estado, situada na Cidade Alta, artista Ilanna Thalma realiza abertura da exposição ‘De Repente Serpente’.

Ambos os eventos têm entrada aberta ao público. Para efeito de organização e melhor acomodação do público no local, a produção do Circuito Gastronômico solicita que as pessoas confirmem presença. O link está no perfil do evento, no Instagram, @saboresdaserra_oficial.  O empreendedor Joao Marcelo Pereira visitou o diretor geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias, e reforçou o convite ao evento de lançamento, que contará com a exposição de artes “Cores do Seridó”, degustação gastronômica – com direito à produção de queijo manteiga “ao vivo”, música e apresentação cultural.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Cerro Corá e outras instituições, públicas e privadas, 1° Circuito Gastronômico ‘Sabores da Serra’ será realizado nos dias 3 e 4 de maio. “Com certeza será mais um evento de sucesso, que vem para valorizar as potencialidades da nossa querida Serra de Santana”, disse Gilson.  

O evento conta com apoio do Sebrae-RN e do Geoparque Seridó, e patrocínio das empresas Agaé e Grupo Unimetais (via Programa Estadual Câmara Cascudo, de incentivo à cultura), gerido pela Fundação José Augusto.

ARTES VISUAIS – A artista Ilanna Thalma abre a exposição ‘De Repente Serpente’ nesta quinta-feira (21), na Pinacoteca do Estado, situada à Praça Sete de Setembro, no centro da capital potiguar. A abertura oficial está marcada para iniciar às 19h e contará com a fala da artista, assim como apresentação musical. A exposição oferecerá aos visitantes uma jornada cronológica através do acervo pessoal da artista, desde suas primeiras obras aos 15 anos, em 2005, até suas criações mais recentes, a exposição abrange um período significativo, proporcionando uma análise contínua do processo evolutivo de Ilanna Thalma. A vernissage também contará com discotecagem pelo DJ Set Pajux.

Em suas assemblages (obras desenvolvidas com técnica de colagens e sobreposição de objetos) e instalações, Ilanna Thalma utiliza uma variedade de materiais contemporâneos, incluindo azulejos, pregos e ferros, para criar relicários e altares/oratórios. Suas obras retratam grafismos e simbolismos de culturas e mitologias diversas, desde o Alfabeto Armorial até cosmogonias pré-históricas, como a Constelação de Sírius dos povos Dogon. Seus bordados, por outro lado, refletem sua sensibilidade essencial, incorporando referências escritas, poéticas e simbólicas, entrelaçando memórias de infância e ancestralidade, representando a paisagem do Seridó e seus mitos.

Ilanna Thalma, nascida em Ipueira/RN, traz consigo as influências de sua infância seridoense. Mudou-se para Natal na adolescência, onde reside atualmente, desenvolvendo seu estudo estético entre as regiões do estado. Além de seu trabalho artístico, em 2019, co-fundou a Kza Efêmera, a primeira Casa de Cultura de Patos/PB. Em 2020, realizou a Exposição e Instalação "Casa Velha I" em sua antiga residência familiar em Ipueira/RN, resultando em uma Vídeo Arte Exposição premiada em cinco festivais de cinema do estado.

A artista também possui um extenso histórico de exposições, incluindo destaque na Pinacoteca Potiguar, Mostra Sesc Cariri de Culturas, Sesc RN Galeria, Fundação Cultural de Patos, entre outros. Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, FUNCARTE e Fundo de Incentivo à Cultura, FUNCARTE. E conta com o apoio do Governo do Estado (cessão do espaço) e do mandato da vereadora Brisa Bracchi.