domingo, 05 de abril de 2020
84 98628 6001
Geral

18/02/2020 às 09h53

28

Adrovando Claro

Natal / RN

Memorial Câmara Cascudo ganha iluminação e espaço para eventos
O projeto de iluminação realizado no Memorial Câmara Cascudo faz parte das ações do Grupo Neoenergia e Fundación Iberdrola España, ao qual a Cosern pertence
Memorial Câmara Cascudo ganha iluminação e espaço para eventos
Foto: Demis Roussos

Valorizar a cultura e a arte, bem como a preservação dos monumentos históricos e culturais são objetivos da ação conjunta do Instituto Neoenergia e da Fundação José Augusto que entregou a iluminação externa especial ao Memorial Câmara Cascudo. As luzes foram acionadas em solenidade que reuniu representantes da Fundación  Iberdrola España, grupo Neoenergia, Cosern, familiares do folclorista  Luís da Câmara Cascudo, artistas, intelectuais e gestores do Governo do Estado.


"Este projeto luminotécnico tem um simbolismo muito significativo, pois recupera um patrimônio histórico que leva o nome de Luís da Câmara Cascudo, que é reconhecido não só pelo povo do Rio Grande do Norte, mas internacionalmente pela grandiosidade da sua obra. Nosso governo trata com muita seriedade a cultura e a história do nosso povo", ressaltou a governadora Fátima Bezerra, durante a solenidade de inauguração. A retomada das obras do Teatro Alberto Maranhão e do Forte dos Reis Magos foram anunciadas pela governadora durante seu discurso. "Estamos trabalhando duro e por meio das secretarias de Infraestrutura e Turismo, conseguimos destravar muitas burocracias, para entregar estas obras até o final de 2020. Além da biblioteca Câmara Cascudo e as reformas das praças do Centro Histórico de Natal", afirmou.


O diretor geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, ressaltou as diversas ações de incentivo e fomento à cultura realizadas pela gestão e anunciou um novo edital. "Estamos lançando, em poucos dias, o edital do Registro do Patrimônio Vivo (RPV) que visa conceder uma bolsa aos mestres da cultura popular. Para incentivar estes grandes nomes vamos anunciar também a renúncia fiscal da Lei Câmara Cascudo. Estas e outras ações comprovam o compromisso deste governo com o patrimônio histórico e cultural potiguar".


O projeto de iluminação realizado no Memorial Câmara Cascudo faz parte das ações do Grupo Neoenergia e Fundación  Iberdrola España, ao qual a Cosern pertence. "O Nordeste brasileiro é uma região como poucas no mundo, capaz de produzir tantos artistas, cantores, pintores, escritores e pessoas preocupadas com a cultura e a arte popular. Esta riqueza temos a obrigação de preservar e compartilhar com todos. Não podemos esquecer a responsabilidade social corporativa e por isso, no Instituto Neoenergia realizamos ações como este projeto de iluminação que muito nos orgulha", enfatizou o presidente do Grupo Neoenergia, Mário Ruiz. Além das autoridades já citadas participaram da solenidade o presidente da Cosern, Luiz Antônio Ciarlini, a diretora do grupo Neoenergia, Renata Chaves e as netas de Câmara Cascudo, Daliana e Camila Cascudo. Acompanharam, ainda,  o vice-governador Antenor Roberto, o senador Jean-Paul Prates, os secretários de Estado Gustavo Coelho (Infraestrutura), Ana Maria da Costa (Turismo) e Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais).


Fachada iluminada


O projeto utiliza 53 refletores com lâmpadas de LED direcionados para a fachada do prédio e para a estátua de Cascudo. O sistema é automatizado, ligando e desligando conforme a incidência de luz natural. Além da iluminação estilizada, a Fundação José Augusto vai inaugurar também o Largo Gumercindo Saraiva, nos fundos do edifício, para receber saraus e outros eventos de pequeno porte. O primeiro será o “Quintal de Luís”, encenado pelo grupo Estação de Teatro.


Memorial Câmara Cascudo


O prédio de estilo neoclássico localizado na Praça André de Albuquerque foi reformado e equipado em 2018 pelo Governo do RN, por meio do Governo Cidadão e agora recebe a iluminação que proporciona mais destaque e visibilidade a um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico de Natal, composto por ruas e edifícios nos bairros da Ribeira e da Cidade Alta.


Construído em 1875, o imóvel sediou a delegacia local do Ministério da Fazenda e, a partir de 1955, o Quartel General do Exército. Em 1987, foi incorporado pelo Governo do Estado e transformado no Memorial Câmara Cascudo. Abrigou, então, a biblioteca, cartas, coleções de arte popular e outros objetos e documentos de Luís da Câmara Cascudo, o principal intelectual potiguar. Hoje o acervo se encontra no Instituto Ludovicus, mantido por seus herdeiros.


Atualmente o prédio do Memorial abriga a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão.


 

FONTE: Assecom/RN

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium