Sábado, 14 de dezembro de 2019
84 98628 6001
Educação

01/12/2019 às 10h37

18

Adrovando Claro

Natal / RN

Professores de Ciências da Natureza participam de Mostra de Experiências Educativas
IV Mostra de Experiências Educativas no Ensino de Ciências da Natureza
Professores de Ciências da Natureza participam de Mostra de Experiências Educativas
foto: Adrovando Claro

A IV Mostra de Experiências Educativas no Ensino de Ciências da Natureza dos docentes da Rede Municipal de Natal aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). As atividades fazem parte da formação continuada do docente de Ciências da Natureza e contou com oito apresentações nos dois turnos com a temática “Espaço Ciências: compartilhando saberes e fazeres docentes”.


A abertura contou com a palestra do professor doutor Gutemberg Castro Praxedes que conversou sobre o tema “Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável como desafios para a prática do professor no Ensino Fundamental”. O professor de Ciências da Escola Municipal Santos Reis, mostrou os aspectos que o desenvolvimento sustentável traz para o cotidiano de toda a população. Segundo ele, a agenda trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é uma proposta e uma ação coordenada a nível mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).


“Na educação para o desenvolvimento sustentável, se propõe que seja uma educação interdisciplinar, holística. Fugir do que tem de mais de tradicional e trabalhar com uma perspectiva diferente para poder alcançar esses objetivos de desenvolvimento sustentável. Na escola, ao qual sou vinculado, trabalhamos a formação dos professores em relação à agenda 2030. Inclusive com essa perspectiva de trabalhar de forma interdisciplinar. Foram feitas oficinas, aplicados questionários, realizadas exposições para exatamente divulgar esses objetivos aos professores que repassam aos alunos”, observou Gutemberg Praxedes.


A assessora pedagógica da SME, Kátia Maria Pereira, integrante da equipe de formadores de Ciências da Natureza, explicou que a Mostra está legitimando a importância da formação continuada e valorizando a prática educativa do professor, oportunizando o aprendizado entre os seus pares e com o outro. “Ao apresentar sua experiência, o docente está teorizando, discutindo e refletindo sobre sua prática, ampliando e redimensionando seus saberes e seu fazer docente. Quando os professores apresentam suas experiências desenvolvidas em sala de aula para o grupo, é o momento mais rico, porque a grande finalidade da formação é um aprendizado onde cada um compartilha sua metodologia, vivenciando com outro colega um conhecimento prático”, avaliou.


A apresentação das professoras da Escola Municipal Celestino Pimentel, Maria de Fátima dos Santos e Luciane Araújo, contou com a participação do aluno da turma do 6º ano A, Leônidas Silva Lima de Moura, acompanhando as educadoras no tema “Água essência da vida”. Na ocasião, o aluno fez uma experiência didática demonstrando a prática científica que aprendeu em sala de aula. 


Na Escola Municipal Celestino Pimentel foram trabalhados conceitos da disciplina com as aulas práticas no Laboratório de Ciências, desenvolvendo o protagonismo juvenil através da iniciação científica. “Conseguimos descobrir potenciais que jamais imaginava no aluno, que no momento teórico, ele pode ter dificuldade na concentração, mas quando ele vai para o laboratório, tem oportunidade de participar de experiências práticas e descobrir seu talento para ciências”, relatou Luciane Araújo. A colega Maria de Fátima dos Santos, professora do Laboratório de Ciências destacou o trabalho apresentado na formação. “A experiência que apresentamos foi sobre a destilação da água e também a simulação da formação da chuva para identificar as mudanças do estado físico da água. Incluindo ainda as transformações físicas da água com relação à pressão atmosférica”, declarou

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium