Terça, 28 de junho de 2022
84 98628 6001
Saúde

22/06/2022 às 15h33

20

Adrovando Claro

Natal / RN

Escoliose: tratamento especializado proporciona realinhamento postural para crianças e adolescentes
No mês de conscientização sobre a escoliose, centro de referência no tratamento ressalta importância de tratar alteração postural
Escoliose: tratamento especializado proporciona realinhamento postural para crianças e adolescentes
Débora Sousa, fisioterapeuta do Centro Vitta, durante atendimento


O mês de junho é marcado por uma campanha de conscientização sobre a escoliose, uma alteração postural tridimensional da coluna que afeta principalmente crianças e adolescentes, podendo causar danos físicos, como má-postura; e, em alguns casos, emocionais, comprometendo a autoestima e socialização. No entanto, a prática de exercícios específicos de fisioterapia para a escoliose, tem demonstrado excelentes resultados, proporcionando ao paciente um novo aprendizado sobre postura. Em Natal, o Centro Vitta, referência em diagnóstico, tratamento e manejo da dor, possui uma equipe multidisciplinar especialista em escoliose, com ambientes e tecnologias adequados para o tratamento dessa condição.

 

O componente tridimensional característico desse tipo de problema reúne basicamente um desvio lateral da coluna, rotação das vértebras e achatamento das curvaturas fisiológicas da coluna, a cifose torácica e a lordose lombar. Vale salientar que esse desvio só é caracterizado como escoliose quando ultrapassa os 10º. “O tipo mais comum é a escoliose idiopática, que atinge crianças e adolescentes, principalmente meninas, e costuma se desenvolver nas fases em que o crescimento é mais acelerado. Esse fato ocorre geralmente antes dos 3 anos de idade e durante a fase de estirão na adolescência”, explicou a Dra. Débora Sousa, fisioterapeuta do Centro Vitta, com formação em exercícios específicos para escoliose.

 

Um olhar mais criterioso, ou até despretensioso dos pais, durante uma troca de roupa ou durante o uso de trajes de banho pode ser fundamental para a identificação do problema, por meio de alguns sinais clássicos, como: ombros em diferentes alturas, uma escápula mais proeminente que a outra, cabeça desalinhada do resto do corpo, aparência de um quadril levantado, um ombro mais saliente que o outro - sugerindo rotação do tronco, costelas com alturas diferentes, um lado com mais cintura que o outro e inclinação  do tronco para um lado. 

 

Particularmente  nas meninas, devido a rotação  do tronco, uma mama pode dar a impressão  de ser  maior do que a outra.

 

Nas meninas, uma mama aparentemente maior que a outra, costelas com alturas diferentes, um lado com mais cintura que o outro e inclinação do tronco para um lado podem ser sinais. Era assim que estava antes.

 

Tratamento multidisciplinar

 

Em grande parte dos casos, a escoliose é silenciosa e assintomática. No entanto, alguns estudos comprovam que os adultos que desenvolveram a escoliose quando mais jovens tendem a sentir mais dor do que adultos sem histórico de escoliose. Isso também ocorre quando essa alteração se desenvolve apenas na fase adulta, com mais chances de desenvolvimento de dor crônica.

 

Quando não diagnosticada e tratada na infância e/ou adolescência de forma adequada, esse desvio postural pode comprometer o paciente com alteração de amplitude de movimento e de desempenhos funcionais e ainda provocar deformidade óssea com artrose futura e outras desordens.

 

“O tratamento da escoliose é importante para impedir a piora das curvas, reestabelecer o equilíbrio da coluna e evitar problemas respiratórios e doenças degenerativas na fase adulta e na meia-idade”, afirmou o doutor Anderson Matos, médico cirurgião de colunas, especialista em escoliose do Centro Vitta.

 

O Centro Vitta conta com uma equipe multidisciplinar capacitada e em constante atualização, além de ambientes e tecnologia adequados para o tratamento dessa condição. Na clínica, há um protocolo comprovado cientificamente compartilhado pelos profissionais. Além disso, encontros mensais são realizados para discussão de casos clínicos e artigos, bem como evolução e resultados dos pacientes, buscando melhor interação e alinhamento de condutas.

 

O tratamento indicado varia de acordo com a gravidade de cada caso. Nas curvaturas de 10 a 25º há a necessidade de fisioterapia com exercícios específicos. “Nesse caso, é feito um trabalho de controle motor que vai proporcionar ao paciente um novo aprendizado daquela postura. Os exercícios proporcionam à pessoa mais noção sobre o próprio corpo e uma facilidade em reorganizar a coluna. Mais do que trabalhar o corpo, é reprogramar o cérebro para que a pessoa consiga corrigir a sua postura de forma automática, de tanto executar, de forma ativa, os exercícios”, resumiu a fisioterapeuta.

 

De acordo com a especialista, como a escoliose também representa um déficit do sistema nervoso central, não adianta só trabalhar o músculo e não ativar o cérebro. “O paciente é ensinado a realizar correções e manter a postura corrigida nas atividades cotidianas. Geralmente, utiliza-se espelho no processo de aprendizagem, além da respiração correta para auxiliar na correção. A repetição dos exercícios em casa é de fundamental importância para automatização da postura corrigida. O sucesso do tratamento depende da educação do paciente e da sua rede de apoio”, observou.

 

“Todo paciente, independentemente da idade, deve ser tratado da escoliose, a depender do grau de maturidade esquelética, gravidade das curvas e riscos de procedimentos”, reforçou o cirurgião Anderson Matos.

 

Sobre o Centro Vitta

 

O Centro Vitta é referência em Natal para o diagnóstico, tratamento e manejo da dor, com profissionais altamente especializados e capacitados. Na clínica, são aplicados os melhores métodos, com comprovação científica e reconhecimento internacional, para reestabelecer as capacidades funcionais de pessoas que sentem dores, segundo um contexto biológico, social ou psicológico, por meio de diagnóstico especializado, educação de hábitos, tratamento personalizado e atendimento humanizado.

 

Fundado em 2007 pelos fisioterapeutas Jorge Ivan da Costa Nogueira e Kelly Christiane Gama Dantas Nogueira, o Centro Vitta conta com uma estrutura física com ambientes amplos e modernos. A equipe reúne fisioterapeutas, médicos, cirurgiões, nutricionistas e profissional de educação física.

 

Entre os serviços oferecidos estão: diagnóstico e tratamento da dor pelo método McKenzie, programa de manejo e tratamento de dor crônica persistente, reequilíbrio e educação em postura (REP), reabilitação para distúrbios da cabeça e pescoço, liberação miofascial manual, pilates clínico e funcional, treinamento funcional integrado clínico e médicos reumatologistas.

 

O Centro Vitta fica localizado na rua Leonardo Drummond, 1610, Lagoa Nova. O telefone para contato é (84) 3206-3327. Mais informações pelo endereço eletrônico centrovitta.com ou pelo perfil @centrovittanatal nas redes sociais.

 


 



FONTE: Ska Comunicação

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium