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11/06/2022 às 17h31

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Destaque na SPFW, estilista potiguar ressalta importância das consultorias da Sistema FIERN para crescimento de sua marca
O SENAI Moda oferece diversos cursos e consultorias para empreendedores no ramo, sejam marcas já atuantes ou aquelas que buscam se consolidar no mercado.
Destaque na SPFW, estilista potiguar ressalta importância das consultorias da Sistema FIERN para crescimento de sua marca

Buscando representar o Seridó potiguar, a marca Depedro investiu no crochê e no bordado em sua mais nova coleção, a Audaz, que foi destaque na última edição da São Paulo Fashion Week. Nessa quarta-feira (8), o fundador e estilista da marca, Marcus Figueirêdo, conversou com alunos do curso de estilo do SENAI-RN, integrante do Sistema FIERN (FIERN, SENAI, SESI e IEL), sobre participação na semana de moda e sobre a importância das consultorias do SENAI Moda para o crescimento da Depedro. 


“Foi essencial a ajuda que o Sistema S deu em nossa trajetória. Sempre estiveram do nosso lado apoiando em tudo o que fosse preciso”, destaca Marcus. “Se decido construir uma coleção sei que posso contar com a equipe do SENAI para organizar o que é necessário”, completa o estilista. 


A coordenadora do setor de moda do SENAI-RN, Jéssica Cerejeira, ressalta que “essa é a missão das nossas consultorias: fazer com que as marcas cresçam e caminhem com as próprias pernas”. 


No momento que teve com os alunos Marcone Soares e Andressa Araújo, Marcus também falou sobre sua participação na SPFW com a coleção Audaz e sobre a relação entre os conceitos de moda regional e nacional. 


“A troca de experiências com uma pessoa que já está no mercado é super importante para entendermos como funciona esse sistema”, aponta Marcone. Esse momento agrega na nossa formação justamente por essa aproximação com uma pessoa renomada na produção em moda. Além disso, tivemos que estudar sobre a marca e entender o contexto onde ela é inserida, o que também nos enriqueceu muito”, completa o estudante. 


O SENAI Moda oferece diversos cursos e consultorias para empreendedores no ramo, sejam marcas já atuantes ou aquelas que buscam se consolidar no mercado. Além das formações no setor de confecção e vestuário, o SENAI Moda oferece serviços de pesquisa de mercado, design estratégico, desenvolvimento de produto, preparação de matéria-prima, protótipos e modelagens, otimização de produção, planejamento e distribuição, serviços laboratoriais, comunicação visual e embalagens. 


Inverter o cenário da moda 


“Nascemos e crescemos sendo obrigados a consumir moda de São Paulo. Hoje, eles que querem consumir nossa moda”, afirma Marcus sobre a relação entre a moda regional, feita por marcas como a Depedro, e as tendências da moda nacional. Aos 36 anos, nascido em Caicó e criado em Ipueira, o estilista criou a marca em 2017, buscando sempre representar o lugar de onde veio. 


Um ponto que o fundador da Depedro chama atenção é a necessidade de haver um movimento conjunto das marcas. “Esse movimento tem que ser de mãos dadas. Não adianta eu crescer sozinho. Se eu não tiver comigo outras marcas, não vamos ter representação lá fora”, destaca o estilista. 


A principal missão do empreendimento é “tornar visível o que a vida toda foi invisível”, conta Marcus. Ele acrescenta que “a moda do RN nunca foi vista como moda. Nunca tínhamos aparecido capas de revistas especializadas ou participado de semanas de moda”. “Por isso, se a marca acabar hoje, eu sei que cumpri com a minha missão, porque estampei capas, desfilei na SPFW e sempre fazendo o que é a moda da nossa região”, expressa. 


Coleção Audaz e participação na SPFW 


Quando foi convidado para participar da última edição semana de moda da capital paulista, a SPFW N53, Marcus não deu resposta certa logo de início. Porém, devido às normas do evento, se recusasse o convite, sofreria um embargo de dois anos sem desfilar. Diante desse cenário, conversou com as artesãs da marca e com sua irmã e sócia, Larissa Figueirêdo, para levantar a possibilidade de desfilar no evento. 


“As marcas normalmente fazem um caminho mais longo até chegar na semana de moda, participando de outros desfiles para amadurecer as coleções, mas nós não tivemos esse tempo para amadurecer. ‘Pulamos’ daqui para a SPFW N53”, conta Marcus. 


“Particularmente, sempre penso em temas que estejam ligados ao Seridó, ao RN, ao Nordeste, porque é a fonte na qual eu bebo. Além de ser do Seridó, sou neto de uma avó bordadeira e outra costureira, então preciso mostrar o que eu vivi e o que eu sinto”, afirma Marcus. Pesquisando histórias sobre o RN, o estilista encontrou registros sobre o primeiro voo realizado ao Seridó potiguar, em 1928. O governador do estado à época, Juvenal Lamartine, foi um dos passageiros do Breguet XIV AV2, que inaugurou a pista de aviação de Acari em 16 de agosto daquele ano.


Para a coleção, foi definida uma cartela de quatro cores. “O preto, que representa a seca do sertão nordestino; o marrom craft, que representa a terra de onde se tira o sustento; o verde das plantações; e encerramos com a estampa em azul e branco, que traz a prosperidade dos céus e da água”, explica o estilista. 


Esse encerramento foi trabalhado com o artista plástico seridoense radicado na Califórnia, Rasmussem Ximenes, o Mocó. O artista não apenas aceitou o convite, mas também serviu como fonte para a inspiração de Marcus. Isso porque o avô de Mocó era aviador na década de 20, sendo um dos pilotos a voarem pelos céus seridoenses e aterrissar na pista de pouso de Acari, além de ter um acervo com textos e imagens da aviação na época. “Começamos a pensar nos traços e nos elementos. Chegamos à estampa com o avião Audaz, da Depedro, e as flores características da arte de Mocó”, conta o fundador da Depedro. 


Em cinco anos de existência, essa é a segunda vez que a Depedro participa do evento, que devido à pandemia de covid-19 é realizado de maneira híbrida — com desfiles presenciais e virtuais. A estreia no evento, na SPFW N52, aconteceu em novembro de 2021. A Depedro já trabalha na coleção para a próxima edição da semana de moda de São Paulo, a SPFW N54, que acontece no próximo mês de novembro. Dessa vez, a marca vai desfilar presencialmente, nas passarelas do evento na capital paulista.


 

FONTE: Guilherme Arnaud Lopes Nunes

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