Terça, 28 de junho de 2022
84 98628 6001
Saúde

21/05/2022 às 18h27

64

Adrovando Claro

Natal / RN

Prontuário Médico: Um Direito do Paciente
O prontuário do paciente é o principal documento, que orienta médicos e demais profissionais, na prestação de cuidados de saúde e continuidade no atendimento e tratamento.
Prontuário Médico: Um Direito do Paciente

Por Ana Carolina Galvão - Assistente Social Casa Durval Paiva - CRESS/RN 3731


O diagnóstico de câncer ou de doença hematológica crônica gera uma série de mudanças no cotidiano de crianças, adolescentes e suas famílias. Durante o tratamento, são constantes as realizações de exames, consultas médicas, atendimentos com diversos profissionais, internações e procedimentos.


O prontuário do paciente é o principal documento, que orienta médicos e demais profissionais, na prestação de cuidados de saúde e continuidade no atendimento e tratamento.


Além dos registros dos dados e informações dos pacientes, o prontuário também é composto por relatórios; atestados; laudos; fichas; receituários médicos; exames laboratoriais e de imagens (laudos e imagens); guias de encaminhamento; requisições de exames e procedimentos; formulários preenchidos em serviços de saúde; entre outros documentos.


No decorrer do tratamento é recorrente a solicitação por profissionais e instâncias dos registros, assim, todos os prestadores de serviços de saúde - hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios - são obrigados a fornecer cópia de todos os documentos relacionados ao prontuário, quando houver solicitação do próprio paciente ou do seu procurador, expressamente constituído para este fim.


Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, é vedado ao médico "negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia, quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros".


Contudo, o mesmo código, no seu artigo 73, veda ao médico a revelação pública ou a terceiros de informações de que ele tenha conhecimento, em virtude de sua profissão. Desta forma, todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico.


A atuação do Serviço Social da Casa Durval Paiva está, diretamente, ligada ao progresso do tratamento do câncer na infância, a partir das intervenções, que possibilitam o acesso dos direitos sociais e, por conseguinte, a uma boa qualidade de vida.


 

FONTE: Casa Durval Paiva

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium