Terça, 28 de junho de 2022
84 98628 6001
Geral

20/05/2022 às 18h23

59

Adrovando Claro

Natal / RN

Licenciamento Ambiental é tema de oficinas durante a Semana do Meio Ambiente
Para participar dos minicursos, palestras e oficinas nesta temática é necessário realizar inscrição prévia.
Licenciamento Ambiental é tema de oficinas durante a Semana do Meio Ambiente
Diretor geral do Idema, Leon Aguiar

Um dos temas principais quando se fala em desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Norte é o Licenciamento Ambiental. Durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema promoverá oficinas, palestras e minicursos dentro da temática, totalmente gratuitas e de forma Online. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, no site do Idema (idema.rn.gov.br).


“O objetivo é apresentar os setores que lidam diretamente com o Licenciamento Ambiental e a condução dos seus respectivos processos, além de outras questões que envolvem a atuação do Idema, de modo a promover habilidades e competências para que o participante possa se inteirar adequadamente dos trâmites, dos setores e atribuições específicas de cada atividade”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.


Como exemplo, o Núcleo de Licenciamento de Atividades Industriais realizará oficinas durante a SEMA, no dia 02 de junho, e os interessados podem realizar a inscrição através da Plataforma Sympla. Entre elas, temos como temas as orientações gerais relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes nas indústrias e sua importância no licenciamento, e a importância do preenchimento adequado do Cadastro de Atividades Industriais no licenciamento de Indústrias.


De acordo com a engenheira ambiental e técnica do Idema, Dayse Filgueiras, o Licenciamento possibilita a integração entre a proteção dos recursos, o cumprimento da responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável. “É fundamental discutirmos a importância da sustentabilidade no desenvolvimento econômico e social e como é possível conciliar proteção e desenvolvimento. O licenciamento é parte fundamental para a compreensão”, disse Dayse, uma das ministrantes da Oficina “A importância do preenchimento adequado do Cadastro de Atividades Industriais no licenciamento de Indústrias”, na tarde do dia 02 de junho.


Outro setor que se destaca na programação da Semana Estadual do Meio Ambiente é o Núcleo de Atividades Petrolíferas do Idema (NUPETR), promovendo o “Encontro Virtual: Atividades Petrolíferas no Rio Grande do Norte”, dividido em três painéis: 1) Ecotoxicologia aquática: Conceitos e Métodos; 2) Principais características do Levantamento e Monitoramento de fauna e benefícios que oferece no licenciamento ambiental das atividades petrolíferas; 3) Monitoramento costeiro no âmbito do licenciamento ambiental.


 


Acompanhe a programação das atividades com inscrição prévia, que estão inseridas na temática de licenciamento ambiental durante a SEMA 2022, no site: idema.rn.gov.br.



 

FONTE: IDEMA

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium