28/04/2022 às 09h40
37
Adrovando Claro
Natal / RN
Na tradição nordestina, chuva é sinal de muita fartura. E no Rio Grande do Norte, o volume de chuvas 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022, tem garantido um bom inverno e trazido a esperança de boa safra e colheita na produção agrícola. Para os potiguares, significa também segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que atualmente alcançam 43,59% da sua capacidade total, dado do dia 18 de abril, divulgado pelo Igarn.
O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.
“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
Com as chuvas que deverão ocorrer até o final de abril, o estado ficará na condição climatologia de normal a acima. Até o momento, são 63 municípios na condição normal e 14 na de chuvoso. Pelo mapa do monitoramento as chuvas mais intensas, ocorreram na Microrregião de Pau dos Ferros.
Apesar dos altos volumes de chuva registrados, segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, o coronel Carvalho, o Estado não apresentou ocorrências graves. “A Defesa Civil do estado está acompanhando as chuvas que começaram a cair na sexta e continuaram sábado e hoje. Apesar dos volumes expressivos registrados ontem, não fomos acionados para prestar apoio a nenhum município”, afirmou.
A previsão pelos próximos dias é de poucas nuvens na região do Alto Oeste, podendo chover à noite. Na região de Mossoró e Vale do Açu, céu parcialmente nublado com chuvas. Seridó, Agreste e Litoral, parcialmente nublado a claro.
FONTE: ASCOM - RN
0 comentários
Há 3 dias
SEMANA DA ENFERMAGEM: Piso salarial é conquista histórica e valoriza profissionaisHá 4 dias
Semana da Enfermagem e do Profissional da Saúde reconhece o papel na promoção da saúde e bem-estarHá 4 dias
Um gosto estranho... o gosto da vidaHá 4 dias
AUGUSTO SEVERO 120 ANOS DO SEU ENCANTAMENTOHá 4 dias
“A Cidade em Chamas – o serviço de extinção de incêndios em Natal – 1917 a 1995”.