Segunda, 16 de maio de 2022
84 98628 6001
Economia

19/01/2022 às 10h50

87

Adrovando Claro

Natal / RN

Empresas têm apostado cada vez mais na Gestão da Inovação
Entenda por que as maiores empresas do mundo contam com essa modalidade de gestão
Empresas têm apostado cada vez mais na Gestão da Inovação

Muitas organizações discutem sobre qual o melhor caminho para a inovação, ainda mais em um cenário de crises como o atual enfrentado no mundo. A Plano Consultoria é uma empresa de mentalidade ambidestra que está sempre observando novos mercados e está apta a mudanças. A gestão da inovação tem sido um tema muito recorrente nos últimos anos, por isso, vale compreender do que se trata e como é possível que organizações incorporem essa modalidade de gestão.


A inovação é indispensável para manter a sustentabilidade competitividade nas organizações. É um dos temas mais abordados no mundo corporativo, mas vale salientar que não basta inovar para ter bons resultados. O autor e especialista em Inovação, Joe Tidd e autor do livro Gestão da Inovação, enfatiza que é preciso que haja uma boa gestão da inovação que de fato concretiza o potencial inovativo de um negócio.


Tipos de inovação


Basicamente, a inovação está dividida em dois tipos:


Inovação radical ou disruptiva


Inovação capaz de alterar as bases de um mercado já estabelecido, com um produto novo, um novo serviço ou uma maneira totalmente diferente de fazer algo que por muito tempo foi realizado de uma única maneira.


Inovação incremental


É a inovação ‘mais comum’ que provoca pequenas mudanças a algo que já existe. É um tipo de inovação importante para otimizar e agregar mais valor a um produto, serviço ou processos. A tão perseguida inovação disruptiva em uma organização costuma ocorrer após uma sucessão de inovações incrementais.


O que está por trás da Gestão da Inovação


A gestão da inovação envolve um processo que engloba:


Busca por uma abordagem estratégica para a inovação e para o desafio de sua gestão;


Desenvolvimento e utilização de mecanismos e estruturas de implementação efetivos;


Desenvolvimento de um contexto organizacional que ‘suporte’ a inovação;


Construção e manutenção de interfaces externas efetivas.


A gestão da inovação é uma área responsável pelo gerenciamento de inovações e ideias. Trata a inovação de maneira responsável, que envolve estratégia, modelos, recursos e ferramentas. Por muito tempo houve uma percepção equivocada sobre a inovação, como se a criação fosse algo desorganização e não sistemático. A gestão da inovação vem para mudar essa percepção, mostrando como equipes precisam lidar com a resolução de problemas e com a apresentação de produtos e soluções. Este modelo de gestão está muito ligado à cultura de inovação entre as organizações e a tecnologia se torna um recurso muito importante em processos criativos e no desenvolvimento de produtos e serviços.


Valor da gestão da inovação no mundo empresarial


Grandes organizações como é o caso da Apple, Toyota, General Eletric, Visa e Procter &Gamble, constantemente estão investindo na gestão da inovação e o resultado disso é o que vemos como visibilidade que essas empresas têm no mundo.


Case Toyota


A Toyota é uma empresa que sempre está à frente de montadoras americanas e ainda que essas empresas alcancem o faturamento dos japoneses, ainda assim, a margem de lucro da Toyota é sempre maior. A razão disso é que a Toyota está sempre implementando melhorias de produtos, processos e falhas em uma velocidade incrível e isso porque a inovação é fundamental em sua cultura e algo levado muito a sério. Faz parte dos processos internos da Toyota um ambiente autônomo, em que todos os funcionários têm carta branca para solucionar problemas, para criar e promover mudanças.  E essa permissão é resultado das habilidades compartilhadas da empresa para com os seus colaboradores.


Gestão da inovação derruba barreiras nas organizações


O que essa modalidade de gestão faz é preparar o terreno das organizações para que surjam ideias incríveis que sejam implementadas e executadas.


A gestão da inovação oferece recursos, visões e processos que potencializam essas iniciativas. As pessoas que fazem parte da organização também passam a se sentir mais pertencentes ao negócio à medida que se sentem agentes de transformação na empresa. Vale ressaltar que a inovação é resultado de pessoas e não de processos. Toda a transformação tem início na cultura e mentalidades dos colaboradores e então se concretiza por meio da inovação instaurada.


 


 

FONTE: Daiana Barasa

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium