domingo, 23 de janeiro de 2022
84 98628 6001
Economia

10/01/2022 às 10h50

30

Adrovando Claro

Natal / RN

Entenda a diferença entre PMO e gerente de projetos na realidade das empresas
Embora a diferença seja sutil entre as duas modalidades, faz muita diferença no cotidiano empresarial
Entenda a diferença entre PMO e gerente de projetos na realidade das empresas

Muitas dúvidas podem surgir quanto ao que é PMO e quais as atribuições de um gerente de projetos, aliás, muitas pessoas ainda confundem um e outro, que não são a mesma coisa! Na Plano Consultoria, somos responsáveis pela implementação de PMOs (escritórios de projetos) em organizações públicas e privadas e contamos com profissionais gerentes de projetos que atuam nesses PMOs.


Diferença entre PMO e gerente de projetos na prática


Primeiro é preciso compreender que o PMO (Project Management Office) não é uma pessoa, mas um setor responsável pela implementação e por garantir a manutenção dos padrões de Gerenciamento de Projetos adotados pelas organizações. O PMO, também tratado como Escritório de Projetos possibilita um acompanhamento próximo das etapas de planejamento e execução dos planos organizacionais. Mesmo que haja confusão e gerentes de projetos sejam mencionados como PMO, vale compreender a diferença entre PMO e gerente de projetos, pois há particularidades em cada um.


Dentre as principais atribuições do PMO, estão:


Coordenação de esforços para que a estratégia das organizações possam ser atingidas;


Otimizar os recursos compartilhados entre todos os projetos da empresa;


Fornecer informações consolidadas sobre os projetos que estão em seu controle;


Garantir suporte metodológico e ferramentas adequadas para os gerentes de projetos.


Já, entre as atribuições do gerente de projetos (GPs), estão:


Reunir esforços para que os objetivos específicos do projeto sejam atingidos;


Controle dos recursos do projeto dentro da estrutura do negócio;


Fornecer informações às partes interessadas sobre o desempenho do projeto.


As diferenças entre um e outro são sutis e talvez essa seja a principal razão de confusão sobre o tema. O PMO é flexível, ou seja, não apresenta um padrão específico, portanto, pode ser moldado a partir das necessidades da organização e às necessidades dos GPs.


PMOs e GPs precisam atuar em concordância para que juntos possam gerar bons resultados, maturidade dos projetos organizacionais e também de todos os profissionais envolvidos. Para entender a diferença entre PMO e gerente de projetos, vale ressaltar que o GP tem em suas mãos a responsabilidade de literalmente tocar o projeto, ou seja, planejar, reunir pessoas, liderar e gerenciar a execução. É necessário também que este profissional seja capaz de formar uma boa equipe para o projeto que será desenvolvido, precisará ter a habilidade da persuasão, saber como motivar pessoas, saber como integrar as melhores capacidades humanas, etc.


Para ser um gerente de projetos é preciso estar em constante aprendizado por meio de cursos e certificações. A constante reciclagem de conhecimentos é primordial. Já para contar com um PMO, a organização antes precisa se questionar se a demanda de projetos internos realmente demanda um escritório de projetos. Há muitos casos, inclusive atendidos pela Plano, em que a implementação do PMO pode ser realizada por uma boa consultoria de gestão de projetos, com ampla experiência sobre o assunto e com muitos casos de sucesso e aprendizados.


Ao implantar um PMO é fundamental que sejam definidas as atividades, áreas de responsabilidade deste PMO e devidas competências, além disso, será importante ter clara qual a posição hierárquica em que o PMO será encaixado e qual o time que fará parte dele. A diferença entre PMO e gerente de projetos, apesar de sutil, pode ser compreendida claramente.

FONTE: Daiana Barasa

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium