domingo, 23 de janeiro de 2022
84 98628 6001
Saúde

01/01/2022 às 11h03

38

Adrovando Claro

Natal / RN

As tâmaras no consultório de Mariana Lanat
Tâmaras árabes na dieta de brasileiras: Especialista em dermatofuncional inseriu as tâmaras na dieta que propõe a suas pacientes em consultas e em cursos virtuais. Benefícios para o intestino, possibilidade de substituir doces e valores presentes no cultivo da fruta levaram à escolha.
As tâmaras no consultório de Mariana Lanat

Por Isaura Daniel


A fisioterapeuta brasileira Mariana Lanat (foto acima), especialista em dermatofuncional, ajuda mulheres a cuidarem da saúde e tem as tâmaras entre os alimentos que recomenda em suas consultas e cursos. Focada em oferecer tratamentos baseadas em alimentação e estilo de vida saudáveis, ela viu nas tâmaras a possibilidade de incluir na dieta das pacientes um produto nutritivo, substituto dos doces e com rica história de cultivo. A especialidade dermatofuncional é o tratamento das disfunções relacionadas à pele e seus sistemas.


Lanat percebe na tâmara, que demora longos anos para nascer na tamareira, um resgate de valores que tem relação com o modo como ela trata as mulheres, voltado ao natural. “A história da tâmara é uma história que eu faço questão de contar para as pessoas, como eles respeitam o plantio, a colheita”, afirma. Para a fisioterapeuta, é importante consumir alimentos que levam em conta o ciclo da natureza. A tâmara é largamente cultivada em países árabes.


“Meu trabalho mexe muito com quebra de paradigmas, uma nova maneira de cuidar da pele, uma nova maneira de você organizar o seu dia, são coisas simples, você acorda de manhã e pode olhar para o céu ou pode ficar olhando para o celular ou uma parede”, afirma. Lanat acredita que as escolhas na alimentação precisam ser compatíveis com a vida que a pessoa quer ter e podem determinar a disposição de correr atrás dos sonhos. “E os produtos árabes têm essa força, essa mensagem”, afirma a especialista.


Lanat teve por sete anos uma história de dermatite, que não conseguia resolver com tratamentos tradicionais. Depois da experiência pessoal, ela resolveu começar a ajudar as demais pessoas a cuidarem da pele de maneira diferente, sem medicamentos convencionais. O trabalho como dermatofuncional acabou resultando em algo completo, se refletindo na maneira como as pacientes cuidam da alimentação, da saúde e das suas vidas como um todo.


A principal base do tratamento é o resgate da saúde das mulheres através do bom funcionamento do intestino. Lanat explica que as pessoas têm no intestino milhões de micro-organismos, e algumas espécies de bactérias presentes ali são compatíveis com a saúde, com a produção de serotonina, otimização do sistema imune, disposição, clareza mental, entre outros. “Alguns tipos de fibras alimentam espécies de bactérias que são super benéficas para a gente. Isso acontece no intestino. O que você come alimenta as melhores ou as piores bactérias”, explica Lanat.


A especialista conta que 95% dos micro-organismos que vivem no intestino são benéficos, mas na ingestão de muito fast food, açúcar, alimentos não nutritivos, o percentual cai, corroborando para processos inflamatórios que são a base das doenças da atualidade, desde câncer até as autoimunes, Alzheimer, esquizofrenia, Parkinson, demência, dores articulares, rinites, sinusites, cansaço, dermatites, entre várias outras.


“Se essa microbiota é equilibrada, você cria um terreno biológico, um ambiente no intestino propício para as melhores bactérias, você vai estar alimentando essas melhores bactérias, elas naturalmente vão ganhando proporção e as que não são tão boas vão morrendo de fome naturalmente, seleção natural, então é um equilibro constante, tudo o que você faz vai modular esse intestino negativamente ou positivamente”, explica Lanat.


Tâmaras


A tâmara, rica em fibras, é um dos produtos que alimenta as boas bactérias. “A tâmara cai como uma luva na questão da saúde intestinal porque ela tem um sabor maravilhoso”, afirma a especialista. Lanat costuma oferecer a tâmara às mulheres como opção de substituição do doce. A tâmara também favorece a formação de bolo fecal de fácil deslocamento na alça intestinal, ajudando a pessoa a ir ao banheiro diariamente.


O benefício para a pele vem desse bom funcionamento do intestino. “É o intestino que absorve e entrega nutrientes”, diz Lanat. Além de fibra, a tâmara ainda tem vitamina A, C e D. A especialista cita entre os proveitos da vitamina A ajudar a melhorar quadro de acne e de oleosidade na pele, e das vitaminas C e D o auxílio na formação de colágeno e a entrega de minerais que vão para as células. Lanat conta ainda uma série de outros benefícios das tâmaras que percebe nos resultados dos tratamentos, inclusive na questão da fertilidade.


Atendimento


Mariana Lanat trabalha todas essas questões com suas pacientes em consultas individuais que são oferecidas de forma online ou presencialmente, nesse último caso apenas em Brasília ou Salvador. Ela também dá cursos virtuais, a partir dos quais se formam turmas para o acompanhamento do novo estilo de vida. A especialista mora atualmente na Bahia, onde nasceu, após alguns anos vivendo em Brasília, a capital federal.


Lanat trouxe as tâmaras para o seu consultório depois de ter conhecido Julia de Biase, brasileira que é importadora de tâmaras da marca Al Foah, dos Emirados Árabes Unidos, há cerca de oito anos. Ela costuma recomendar a marca porque acredita que a experiência de ingerir uma tâmara de qualidade, como percebe as da Al Foah, pode ser determinante na aceitação da fruta pela paciente.


Contato:


Mariana Lanat


Dermatofuncional


Whatsapp: +55 (61) 98385 1125


Instagram: @marianalanat

FONTE: Agência de Notícias Brasil-Árabe

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium