Segunda, 18 de outubro de 2021
84 98628 6001
Saúde

22/09/2021 às 16h55 - atualizada em 22/09/2021 às 17h06

43

Adrovando Claro

Natal / RN

7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!
Você provavelmente já ouviu falar que deveria incorporar mais antioxidantes na dieta. Mas o que exatamente são os antioxidantes e onde você pode encontrá-los?
7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger nosso corpo dos “radicais livres”, moléculas instáveis capazes de trazer danos a nossas células. Os radicais livres são formados durante processos normais do corpo, como comer e se exercitar, ou quando somos expostos a toxinas como a poluição e a fumaça de cigarros.


Os antioxidantes podem ajudar a neutralizar os radicais livres e reduzir os danos que eles causam em nossas células (também conhecido como estresse oxidativo). Então, simplificando, os antioxidantes neutralizam os radicais livres no corpo.


Onde encontrar os antioxidantes?


A melhor fonte de antioxidantes são os alimentos, principalmente frutas vermelhas, vegetais e grãos integrais. Hoje tem uma vasta quantidade de suplementos antioxidantes que complementam a dieta quando a alimentação não é suficiente. Os antioxidantes também podem ser encontrados no chá verde, no café e no chocolate amargo.


 


1. Glutationa


A glutationa é considerada o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo. Ela ajuda a potencializar a ação de outros antioxidantes, como vitaminas C e E, CoQ10 e ácido alfa-lipóico. A principal função da glutationa é proteger as suas células de dano oxidativo e peroxidativo. Além disso, é essencial para a desintoxicação, utilização de energia e a prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento.


Nos alimentos, tem no abacate, ovos e proteína, mas a quantidade é pouca. Como suplemento, a glutationa é comercializada na forma de cápsulas. O melhor suplemento para ser convertido em glutationa é o N Acetil Cisteína (NAC).


2. Astaxantina


A astaxantina é um carotenóide vermelho, considerado não somente como um dos antioxidantes mais poderosos do mundo, mas também sendo conhecido como o “ rei dos carotenóides”, superando em antioxidantes em até 500 vezes a vitamina E e em até 50 vezes o beta-caroteno. Assim, promove a saúde e protege o sistema nervoso e vascular. É encontrada no salmão, mas é melhor consumir em cápsulas, pois hoje em dia é muito difícil encontrar o salmão selvagem (salmão de cativeiro não se alimenta de algas e, por isso, não possui astaxantina).


3. Vitamina C


A vitamina C auxilia no crescimento e no reparo ósseo, e é importante para a recuperação de ferimentos. Ela também pode ajudar a evitar resfriados ou fazer com que eles vão embora mais rápido, além de poder ajudar o corpo na absorção do ferro. Boas fontes alimentares incluem frutas cítricas, como laranjas e toranjas, pimentões, morangos e brócolis.


4. Betacaroteno


O betacaroteno é rapidamente convertido em vitamina A no corpo, e é importante para uma boa visão, um sistema imunológico forte e a saúde em geral. Boas fontes alimentares incluem cenoura, batata doce, abóbora, espinafre, couve, melão cantalupo e damasco.


5. Licopeno


O licopeno pode ter um papel na prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares. Boas fontes alimentares incluem frutas vermelhas e vegetais, como tomates e melancia. As fontes mais ricas de licopeno estão na forma concentrada de tomates, como ketchup, suco de tomate e molho de tomate.


6. Antocianinas


As antocianinas são associadas à saúde do coração, e podem ajudar com o controle do peso e da diabetes. Boas fontes alimentares incluem frutas vermelhas, frutas roxas, mirtilos, romã, uva verde e roxa e vinho tinto.


7. Resveratrol


O resveratrol é um antioxidante que age no organismo protegendo o cérebro e o sistema nervoso por ser capaz de passar a barreira sangue-cérebro. Age na prevenção do câncer de próstata, reduz a pressão arterial, mantém o coração saudável, previne a doença de Alzheimer, ajuda a reduzir a inflamação do corpo e melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos. O resveratrol é encontrado em alimentos como uva, cacau e vinho tinto orgânicos.


​Receita de Vitamina Rica em Antioxidantes


Ingredientes:


Leite de amêndoas


Morangos frescos ou congelados


Mirtilos frescos ou congelados


Folhas de couve


1 colher de sopa de manteiga de nozes


1 colher de sopa de proteína


1 colher de café de extrato de curcumina


Canela e gengibre


Instruções: Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso. Beba logo em seguida. A receita fica bem nutritiva, mas para os amantes de açúcar ela fica bem neutra. Caso prefira mais doce, acrescente tâmaras ou uma banana bem madura.


Observação: As quantidades de leite e frutas depende da quantidade que será feita.

FONTE: Beleza e Saúde

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium