domingo, 18 de abril de 2021
84 98628 6001
Tecnologia

06/02/2021 às 14h33

48

Adrovando Claro

Natal / RN

9 de fevereiro - Dia da Internet Segura: importantes questionamentos
Esse dia reúne mais de 140 países a fim de mobilizar usuários e instituições
 9 de fevereiro - Dia da Internet Segura: importantes questionamentos

No próximo dia 9 de fevereiro (terça-feira), é comemorado o Dia da Internet Segura. O Safer Internet Day é uma iniciativa anual que tem como intuito envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades com foco na conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG’s e na própria rede.


Esse dia foi criado pela Rede Insafe na Europa e reúne mais de 140 países a fim de mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular o uso livre e seguro da internet. A comemoração é realizada todos os anos, desde 2009. Ano passado, a Plano Consultoria esteve engajada em ações em torno da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), como o Webinar LGPG – 7 ações para superar os desafios de implementação no setor público, tema muito explorado em torno da segurança do uso de dados no ambiente digital.


Internet que conecta pessoas e realidades


Quando o assunto é segurança da internet, a complexidade se faz presente, afinal, estamos conectados boa parte do dia e o que tem sido recorrentemente questionado é o uso da internet de maneira ética e responsável. O ambiente on-line por muito tempo foi considerado por muitos como “não palpável”. Atualmente podemos mencionar que o ambiente virtual é real e parte da realidade humana. Constantemente é necessário refletir sobre os riscos existentes nesse ambiente, em que muitas informações pessoais, empresariais e sigilosas estão presentes.


Essas informações/dados representam, ano após ano, pauta de importantes discussões sobre segurança da internet e um dos problemas mais debatidos ainda é o vazamento de dados. A já mencionada LGPD, que entrou em vigor ano passado, veio para trazer melhorias nesse cenário, mas ainda há muitos desafios a vencer. No universo empresarial, o dia da internet segura parte de uma reflexão sobre como as empresas, sejam elas públicas ou privadas, têm lidado com as questões de segurança, principalmente desde o ano passado com a lei vigorando.


Realidade on-line em 2020


Ano passado o mundo passou a estar ainda mais conectado à internet. E muitas empresas no Brasil perceberam que o estar presente é real por meio do universo virtual. O virtual pode e tem sido em muitos contextos um ambiente cada vez mais civilizado, de pessoas conectadas, compartilhando propósitos e diferentes ideias. O Dia da Internet Segura tem como finalidade propor entre os países reflexões em torno de medidas que garantam a vivência de realidades em um ambiente virtual que gere conexão de ideias, de visões, de discussões que possam confrontar o lugar comum.


Do ‘nada’ para o AGORA


Quem se lembra do caminho da implementação da internet, de pequenos passos à possibilidade de internet para bilhões de pessoas no planeta, percebe que agora, diante de um mundo tão vasto e palpável no virtual, diferente do que se pensava, as discussões tendem a ganhar cada vez mais força.


Não tem como não mencionar o filósofo francês, Pierre Lévy, autor de obras como A Inteligência Coletiva e Cibercultura, que no início da década de 1990 já questionava os impactos do virtual na sociedade, nos jornais, rádios e TV; sobre a abrangência deste ambiente de diálogo de todos para todos e ainda: Será que a internet é realmente um meio de comunicação ou um ambiente informacional com novas características? Hoje sabemos que a internet pode ser considerada meio de comunicação, ambiente de informações, em que os usuários têm sido cada vez mais desafiados a conseguir discernir entre veracidade e manipulação de informações e também sabemos que é um ambiente de vivências humanas.


Encontrar sentido no coletivo à medida que a união de ideias, semelhantes ou divergentes e o compartilhamento de inteligências é realidade. No Dia da Internet Segura ficam as reflexões sobre conquistas e desafios em curto e longo prazo. Você sente a internet como um ambiente seguro?


 

FONTE: Daiana Barasa

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium