Sexta, 05 de março de 2021
84 98628 6001
Tecnologia

23/01/2021 às 15h41

53

Adrovando Claro

Natal / RN

Importância da gestão ágil para o desenvolvimento de software
Esse é o modelo de gestão de empresas que prezam pela eficiência e qualidade
Importância da gestão ágil para o desenvolvimento de software

A metodologia ágil tem como objetivo agilizar o processo de desenvolvimento de um produto de maneira que o time possa compreender os processos em que o projeto se encontra. As maiores organizações do mundo têm como preocupação a velocidade em que o produto está sendo desenvolvido e, por essa razão, contam com a gestão ágil em seus projetos.


Na Plano Consultoria, lidamos frequentemente com a implementação de metodologias ágeis em organizações que têm como foco a agilidade sob o prisma processual que gere reações assertivas a transformações inesperadas, que favoreça o ambiente criativo e as inovações.


A gestão ágil para desenvolvimento de software é uma necessidade, a ideia é contar com uma metodologia que entregue com rapidez e alta qualidade o produto/serviço e que estabeleça um processo de gerenciamento de projetos que possa guiar as etapas de análise e adaptação frequente.


Os times, por meio da gestão ágil, podem lidar com muito mais fluidez com os imprevistos e realizar alterações antes de um projeto concluído.


Eficácia das metodologias ágeis – valorização da eficiência e qualidade


A gestão ágil para desenvolvimento de software é uma necessidade estratégica em um contexto que visa a entrega de qualidade e no prazo, geralmente apertado.


Essa qualidade na entrega ocorre por conta de aplicações das práticas ideias. Vamos fazer uma analogia com um contexto completamente diferente: o das emergências na saúde. Muitas pessoas têm questionado nos últimos meses a rapidez na criação de uma vacina para a imunização contra a Covid-19. Uma vacina que geralmente é criada em cinco anos, foi criada em um. Com certeza a dinâmica para que essa entrega fosse possível contou com uma gestão ágil, com a participação de cientistas ao redor do mundo.


E nem precisamos ir para um contexto de saúde mundial. Em uma emergência, um acidente, por exemplo, a equipe que atenderá o paciente no local, já sabe exatamente como agir e, diante do caso, adaptará uma ou outra maneira para prestar os primeiros socorros àquele paciente, de maneira que facilite e agilize os cuidados ao chegar no hospital.


Quando se fala em software, é fundamental pensar na questão da eficiência nas entregas. O cliente consegue fazer o acompanhamento em tempo real de acordo com as funcionalidades em cada etapa do projeto. Assim, se torna tangível a entrega de um software de boa qualidade e em menor tempo.


Softwares de maior qualidade


Durante o desenvolvimento, um software passa por inúmeros processos e o cliente consegue observar de perto para a validação, ou seja, a qualidade desse produto melhora a cada momento.


Na criação desse produto se conta com o trabalho de um profissional “tester”, ou seja, que durante o processo de criação, vai testando as funcionalidades a fim de encontrar falhas que precisam ser corrigidas o quanto antes.


No final, o produto terá maior segurança com base em tudo que já foi feito, testado e validado.


Time mais autônomo e produtivo


As metodologias ágeis que têm como foco o melhor aproveitamento do tempo e propiciar uma entrega mais rápida, favorecem também o time. Durante o processo, não será necessário alimentar preocupações com burocracias e documentações longas e complicadas que possam atrapalhar a resposta ágil em caso de imprevisibilidade.


O time se torna mais independente ao lidar com os problemas que surgem e com os meios para solucioná-los.  Perde-se menos tempo, o que seria muito diferente no caso de metodologias tradicionais.


Flexibilização no desenvolvimento de softwares


Como já mencionado, o cliente acompanha o processo de evolução na criação do produto, sendo assim, as possíveis alterações vão sendo realizadas durante o processo, evitando desgaste como ocorreria com a entrega do produto final sem a participação do cliente.


Gerenciamento de risco efetivo


Por conta da comunicação constante com o cliente e os processos de alteração serem mais flexíveis, se torna muito mais fácil e efetivo o gerenciamento de riscos de um projeto.


Iteratividade é um dos principais benefícios da gestão ágil


A iteratividade está relacionada com as entregas incrementais, que acontecem em prazos menores.


Com a gestão ágil, as entregas ocorrem em períodos menores, o cliente acompanha cada etapa e sugere o que poderia ser melhorado, ou seja, diferente das metodologias tradicionais, o cliente não fica limitado a analisar apenas os resultados, que obviamente teriam que passar por reajustes.


 

FONTE: Daiana Barasa

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium