23/01/2021 às 15h41
53
Adrovando Claro
Natal / RN
A metodologia ágil tem como objetivo agilizar o processo de desenvolvimento de um produto de maneira que o time possa compreender os processos em que o projeto se encontra. As maiores organizações do mundo têm como preocupação a velocidade em que o produto está sendo desenvolvido e, por essa razão, contam com a gestão ágil em seus projetos.
Na Plano Consultoria, lidamos frequentemente com a implementação de metodologias ágeis em organizações que têm como foco a agilidade sob o prisma processual que gere reações assertivas a transformações inesperadas, que favoreça o ambiente criativo e as inovações.
A gestão ágil para desenvolvimento de software é uma necessidade, a ideia é contar com uma metodologia que entregue com rapidez e alta qualidade o produto/serviço e que estabeleça um processo de gerenciamento de projetos que possa guiar as etapas de análise e adaptação frequente.
Os times, por meio da gestão ágil, podem lidar com muito mais fluidez com os imprevistos e realizar alterações antes de um projeto concluído.
Eficácia das metodologias ágeis – valorização da eficiência e qualidade
A gestão ágil para desenvolvimento de software é uma necessidade estratégica em um contexto que visa a entrega de qualidade e no prazo, geralmente apertado.
Essa qualidade na entrega ocorre por conta de aplicações das práticas ideias. Vamos fazer uma analogia com um contexto completamente diferente: o das emergências na saúde. Muitas pessoas têm questionado nos últimos meses a rapidez na criação de uma vacina para a imunização contra a Covid-19. Uma vacina que geralmente é criada em cinco anos, foi criada em um. Com certeza a dinâmica para que essa entrega fosse possível contou com uma gestão ágil, com a participação de cientistas ao redor do mundo.
E nem precisamos ir para um contexto de saúde mundial. Em uma emergência, um acidente, por exemplo, a equipe que atenderá o paciente no local, já sabe exatamente como agir e, diante do caso, adaptará uma ou outra maneira para prestar os primeiros socorros àquele paciente, de maneira que facilite e agilize os cuidados ao chegar no hospital.
Quando se fala em software, é fundamental pensar na questão da eficiência nas entregas. O cliente consegue fazer o acompanhamento em tempo real de acordo com as funcionalidades em cada etapa do projeto. Assim, se torna tangível a entrega de um software de boa qualidade e em menor tempo.
Softwares de maior qualidade
Durante o desenvolvimento, um software passa por inúmeros processos e o cliente consegue observar de perto para a validação, ou seja, a qualidade desse produto melhora a cada momento.
Na criação desse produto se conta com o trabalho de um profissional “tester”, ou seja, que durante o processo de criação, vai testando as funcionalidades a fim de encontrar falhas que precisam ser corrigidas o quanto antes.
No final, o produto terá maior segurança com base em tudo que já foi feito, testado e validado.
Time mais autônomo e produtivo
As metodologias ágeis que têm como foco o melhor aproveitamento do tempo e propiciar uma entrega mais rápida, favorecem também o time. Durante o processo, não será necessário alimentar preocupações com burocracias e documentações longas e complicadas que possam atrapalhar a resposta ágil em caso de imprevisibilidade.
O time se torna mais independente ao lidar com os problemas que surgem e com os meios para solucioná-los. Perde-se menos tempo, o que seria muito diferente no caso de metodologias tradicionais.
Flexibilização no desenvolvimento de softwares
Como já mencionado, o cliente acompanha o processo de evolução na criação do produto, sendo assim, as possíveis alterações vão sendo realizadas durante o processo, evitando desgaste como ocorreria com a entrega do produto final sem a participação do cliente.
Gerenciamento de risco efetivo
Por conta da comunicação constante com o cliente e os processos de alteração serem mais flexíveis, se torna muito mais fácil e efetivo o gerenciamento de riscos de um projeto.
Iteratividade é um dos principais benefícios da gestão ágil
A iteratividade está relacionada com as entregas incrementais, que acontecem em prazos menores.
Com a gestão ágil, as entregas ocorrem em períodos menores, o cliente acompanha cada etapa e sugere o que poderia ser melhorado, ou seja, diferente das metodologias tradicionais, o cliente não fica limitado a analisar apenas os resultados, que obviamente teriam que passar por reajustes.
FONTE: Daiana Barasa
0 comentários
Há 3 dias
Mulheres precisam de atenção médica em todas as fases da vidaHá 3 dias
Final de semana é marcado por ações de fiscalização e orientação pela Prefeitura em ExtremozHá 3 dias
Papada: dermatologista fala da prevenção e redução do problemaHá 3 dias
O que é e como vai funcionar o Open BankingHá 3 dias
Do alto da Torre: Um Memorial dos Potiguara, por que não?