04/01/2021 às 11h04
231
Adrovando Claro
Natal / RN
Andar por lugares da urbe é caminhar por cantos e encantos. O cenário urbano diz de gente, diz de costumes, diz de culturas. Olhar a cidade, é então, uma experiência repleta de interfaces, pois não se basta num olhar, os elementos constitutivos do espaço urbano têm muito a ver com seus significados em determinadas épocas, nada é estável, eterno, quando pensamos nas paisagens da urbe, a dinâmica urbana modifica constantemente, claro, como resultado da intervenção urbana.
Um desses espaço é a Redinha e seus “testemunhos” materiais e imateriais. A Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes, na paria da Redinha, representa para os pescadores e moradores daquela comunidade, uma manifestação concreta da fé católica, a construção de um templo de linhas simples para abrigar a imagem da Protetora dos homens e mulheres do mar. Sua construção tem a marca da humanidade desnuda de “luxo”. Nas palavras do pesquisador da urbe, Eduardo Alexandre: “Em 20 de dezembro de 1925, veranistas, pescadores, renderas e lavadeiras inauguraram a Igrejinha de Nossa Senhora dos Navegantes, com sino e cruz. Em madeira, veranistas constroem o Redinha Clube.
Ano seguinte, inaugura-se o Mercado Público da Redinha.” A comunidade de pescadores, ganhava ares de uma urbanização num ritmo de encantos e desencantos. A Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes, do alto, sobre o Mercado, olha o mar e testemunha as transformações ocorridas na praia da Redinha ao longo do tempo. E em janeiro tem procissão, tem festa do caju, tem ginga com tapioca...
(Referência: CAPISTRANO, Luciano Fábio Dantas. Divagações: memória, fotografia e história. Natal: Sebo Vermelho, 2019; GARCIA, Eduardo Alexandre. Das lagoas azuis ao Ponto Negro: minha cidade natal (Lugares – Gente – História). Natal: Offset Editora, 2018; SOUZA, Itamar de. Nova história de Natal. Natal: Departamento Estadual de Imprensa, 2008)
Projeto: Das ruas às redes: Quinta da história. (Foto e texto: Professor Luciano Capistrano)
0 comentários
Há 3 dias
Mulheres precisam de atenção médica em todas as fases da vidaHá 3 dias
Final de semana é marcado por ações de fiscalização e orientação pela Prefeitura em ExtremozHá 3 dias
Papada: dermatologista fala da prevenção e redução do problemaHá 3 dias
O que é e como vai funcionar o Open BankingHá 3 dias
Do alto da Torre: Um Memorial dos Potiguara, por que não?