Sexta, 05 de março de 2021
84 98628 6001
Cidades

04/01/2021 às 10h49

70

Adrovando Claro

Natal / RN

Zico do Sindicato será secretário de agricultura no governo do prefeito Salomão Gomes em Felipe Guerra
Ele que já foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições do ano passado
Zico do Sindicato será secretário de agricultura no governo do prefeito Salomão Gomes em Felipe Guerra
Foto:Salomão Medeiros

O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) do município de Felipe Guerra, Antonio de Sousa e Silva, mais conhecido como Zico do Sindicato será o terceiro secretário anunciado da nova gestão do prefeito de Felipe Guerra, Salomão Gomes (PL). 


Ele que já foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições do ano passado, assumirá a vaga de secretário municipal de Agricultura de Felipe Guerra.


Oficialmente existem três novos secretários anunciados no governo do prefeito Salomão Gomes, entre eles, Secretária Municipal de Assistência Social Fátima Mota, Secretária Municipal de Saúde, Jackeline Gurgel Guerra, e o mais novo nome anunciado, o sindicalista Zico do Sindicato. 


Conheça a história do novo secretário de Agricultura, Zico do Sindicato.


O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) do município de Felipe Guerra, Antonio de Sousa e Silva, mais conhecido como Zico do Sindicato esteve recente apresentando a sua história.


Como candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Felipe Guerra, Zico do Sindicato, faz parte da Coligação Felipe Guerra em Boas Mãos, tendo como candidato a prefeito, o professor Salomão Gomes (PL) e o candidato a vice-prefeito, o agricultor Ubiracy Pascoal (DEM). 


Na sua trajetória de lutas pela comunidade rural,o jovem nascido na comunidade do Sítio Tabuleiro,zona rural do município de Felipe Guerra,sendo ele o quinto filho do casal Fernando Ferreira da Silva e Aurecina Leite de Souza e Silva. Seus avós maternos Saturnino Leite de Souza e Izabel Maria da Conceição e paternos Santídio Ferreira da Silva e Antônia Maria dos Anjos. Zico é pai de uma filha, Anny Beatriz Silva, continua residindo no Sítio Tabuleiro e junto com seus familiares tem se dedicado ao trabalho agrícola e como agricultor conhece bem a realidade do homem do campo. 


Para estudar vivenciou algumas dificuldades, como ir a pé até a zona urbana, um percurso de 03 (três) quilômetros. Mesmo assim, persistiu na sua vida escolar e concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal José do Patrocínio Barra, em 1998 e o ensino médio na Escola Estadual Antônio Francisco, em 2002. Além de estudar, logo cedo, em 1997, começou a conciliar o estudo com o trabalho, como por exemplo, cita o corte de palha de carnaúba, na construção da barragem do Mirador, na Ponte do Boqueirão, dentre outros serviços existentes na época. 


No período 2001 a 2002, trabalhou na Fazenda Primazia domesticando animais para exposição. Também trabalhou na EMATER de Felipe Guerra de 2006 a 2008. 


Ao participar de cursos no SEBRAE, EMATER, EMPARN despertou para a importância de ser sindicalista e no dia 27 de janeiro de 2003, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Felipe Guerra - STTR. Nesse mesmo ano, assumiu o cargo de presidente da Associação do Sítio Boqueirão, e no ano seguinte foi convidado, pelo seu desempenho, para assumir a Comissão de Juventude do Sindicato. 


Em 2006 assumiu o cargo de vice-presidente do STTR, e nesse mesmo período trabalhou com um programa do SEBRAE em parceria com a Fundação Banco do Brasil - o ADR (Agente de Desenvolvimento Rural), durante 04 meses. 


Em 2010, sua família, através do programa crédito fundiário, teve acesso à propriedade de um terreno e fundaram a "Associação Filhos de Fernando”. Zico foi o primeiro presidente dessa entidade. 


Em 2011, no período de 03 meses, trabalhou em um novo programa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a COOPAGRO - Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio, e teve continuidade em 2012, durante 04 meses.


Na busca por sua qualificação profissional, em 2016 foi aprovado no Processo Seletivo do IFRN - Campus Apodi para o curso de Técnico em Agropecuária, concluindo no final de 2018.


Devido sua relevante atuação sindical, foi eleito para presidente do Sindicato dos Trabalhadores para o mandato 2010/2014 e reeleito para mais um mandato como presidente do STTR de Felipe Guerra para o período 2015/2018. Atualmente é tesoureiro do Sindicato no mandato 2018/2022.


Durante seu percurso, Zico tem se esforçado para representar bem a categoria e participado ativamente de diversos cursos de capacitação, eventos local, regional e nacional, como destaque o Seminário Nacional Sobre o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizado em 2019 pela Contag, em Brasília. Além da troca de experiências e de muito aprendizado, teve a responsabilidade de representar o Polo do Médio Oeste nesse Seminário.


No âmbito local, Zico tem participado de vários eventos, encontros e reuniões com os agricultores locais para ouvir suas demandas, reivindicações e planejamento de ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário.


Como integrante do Movimento Sindical reconhece que esteve à frente de algumas conquistas para a categoria, mas muitos desafios permanecem, por essa razão pretende dedicar-se à luta por políticas públicas que cheguem efetivamente a todas as famílias do campo e entende que há necessidades dos agricultores e agricultoras familiares de Felipe Guerra tenham um representante e defensor de seus direitos no poder legislativo municipal.


 


 

FONTE: Salomão Medeiros

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium