Segunda, 25 de janeiro de 2021
84 98628 6001
Cultura

21/11/2020 às 16h42

80

Adrovando Claro

Natal / RN

Prêmio Barco a Vapor promove cerimônia online: Carioca Guilherme Semionato é o vencedor
O carioca Guilherme Semionato é vencedor da 16 edição do Barco a Vapor, um dos maiores prêmios literários do Brasil, promovido pela Fundação SM. Este ano, por conta da pandemia, a cerimônia de premiação será online, no dia 23 de novembro, onde o autor irá participar de um bate-papo com o público sobre sua obra e o cenário literário, sobretudo para novos escritores.
Prêmio Barco a Vapor promove cerimônia online: Carioca Guilherme Semionato é o vencedor

Há 16 anos no Brasil, o Prêmio Barco a Vapor, uma iniciativa internacional da Fundação SM, reconhece e valoriza obras inéditas de autores brasileiros de literatura infantil e juvenil, revelando autores, estimulando a criação literária nacional e proporcionando aos jovens leitores o acesso a textos de qualidade .


Este ano, devido à pandemia, a cerimônia de premiação será online, no dia 23 de novembro, às 19h. O vencedor desta 16ª edição é o carioca Guilherme Semionato Silva Alves, com o livro "A Bicicleta Azul", agora intitulado "Nossa Bicicleta". Na narrativa, o autor confere múltiplos sentidos a um objeto cotidiano: uma bicicleta antiga, que pertence à família do protagonista, um menino que adora desenhar e deseja um estojo completo visto numa papelaria próxima. Entre querer e poder, ele acaba tomando uma decisão impensada envolvendo a bicicleta. Na angústia do arrependimento em busca de solução para resolver a situação, o protagonista Daniel toma contato com memórias familiares, fortalecendo seus laços afetivos.


Para participar da premiação online basta fazer a inscrição gratuitamente na plataforma da Fundação SM, através do https://bit.ly/3eGRgLb. A transmissão contará com um bate-papo sobre literatura entre o autor, Guilherme Semionato, Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM e a jornalista Bia Reis, autora do blog Estante de Letrinhas, no qual o autor contará um pouco sobre seu processo criativo e sobre a obra. Quem estiver participando, ainda concorre a um exemplar de "Nossa Bicicleta", que será sorteado durante a transmissão.


Sobre a SM Educação


Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país.


 


Sobre a Fundação SMCriada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela SM Educação, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações.


 

FONTE: Verônica Bittencourt Scisinio

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium