Teatrinho do Povo: pré-candidato a vereador em Natal, João Oliveira chama atenção para risco de gestão privada
Após 15 anos fechado, o Teatro Municipal Sandoval Wanderley está próximo do fim das obras de requalificação, mas enfrenta a possibilidade de ser entregue ao setor privado.
Um levantamento realizado pela Fundação Itaú e pelo Datafolha em janeiro deste ano revela que para 54% dos brasileiros, as atividades culturais são a principal fonte de bem-estar, e que, para 61% dos entrevistados, o setor reduz a sensação de estresse, tristeza e solidão. Em contrapartida, o município de Natal caminha em direção oposta, abandonando equipamentos da cultura e planejando privatizações no setor.
Após 15 anos fechado, o Teatro Municipal Sandoval Wanderley está próximo do fim das obras de requalificação, mas enfrenta a possibilidade de ser entregue ao setor privado. Também conhecido como “Teatrinho do Povo”, a transição para uma gestão privada ameaça a democratização da cultura na cidade, podendo limitar o acesso ao Sandoval Wanderley por parte de cidadãos natalenses.
Com críticas à condução municipal acerca do assunto, o pré-candidato a vereador pelo PT, João Oliveira afirma que “precisamos entender que os equipamentos públicos precisam servir ao público, e a gestão desses equipamentos precisam atender a vários critérios para que a privatização aconteça”. O pré-candidato comenta também que há uma grave crise a nível municipal e estadual na gestão dos aparatos públicos.
Apesar das críticas, João Oliveira não se revela “totalmente contrário” à gestão através de organizações da sociedade civil, mas defende: “desde que tenha o trâmite respeitado, um olhar jurídico atento e um zelo com o recurso público empregado. Somente colocá-lo na iniciativa privada e deixar uma empresa ou entidade arrecadar em cima de uma obra pública não é o caminho correto, pois acaba afastando os mais pobres, gerando ainda mais segregação e desigualdade social.”
Em comitiva do Rio Grande do Norte junto ao Ministério Público e Governo do Estado, o pré-candidato conta que teve a possibilidade de conhecer como o Estado do Ceará realiza a administração dos aparelhos públicos de cultura, feitas por meio de concessões à iniciativa privada, e indica a conduta do estado como exemplo de êxito na manutenção do setor, em contraste com o que ocorre no RN.
Conheça o pré-candidato
Filho de pais professores e filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2016, João Oliveira (27), é graduado em Direito pela UFRN, mestre em Antropologia Social também pela UFRN, além de professor de fotografia e autointitulado “trabalhador e liderança da cultura no Rio Grande do Norte”.
A trajetória política do pré-candidato inicia-se desde a graduação em Direito pela UFRN, através da participação ativa, em 2016, de movimentos estudantis, com passagem pelo Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti de Direitos e pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) da universidade. Atuou, também, contra o impeachment da ex-presidenta Dilma, contra o teto de gastos proposto pelo então presidente Michel Temer e pela prisão de Lula.
Com a estreia nas eleições municipais, revela que “nosso desafio é elaborar um projeto de desenvolvimento para Natal que tire a cidade da estagnação, a partir da priorização dos investimentos em educação, cultura, economia criativa e novas tecnologias”, conta João.
Sobre o Partido dos Trabalhadores, acredita que “o partido precisa se reinventar, repensar comunicação e práticas, retomar diálogos com as bases. Estou pré-candidato a vereador de Natal pelo PT nestas eleições como parte de um projeto coletivo para renovar as práticas e concepções políticas no exercício de um mandato parlamentar.”
Novas Utopias
Oriundo da pré-candidatura de João Oliveira, O Novas Utopias para Natal surge através do questionamento “qual concepção de cidade você tem?”, em que João ressalta a importância dos sonhos para imaginar e criar cenários reais. Desta forma, a plataforma é lançada de maneira híbrida entre virtual e presencial para mapear sonhos para a cidade de Natal.
O projeto convida a população a compartilhar mudanças que almejam para o município e os segmentos em que mais se sente necessidade de transformação. Para isso, o Novas Utopias realiza encontros em espaços públicos, discutindo problemas e possíveis soluções a fim de conhecer as demandas dos cidadãos e remodelar a cidade através do imaginário popular.
Com a formalização da candidatura, o Novas Utopias pretende manter ampliar o espaço para a realização de canal de escuta direta através das redes sociais, produção de eventos no entorno da cidade objetivando debates públicos e a criação e divulgação de conteúdos educativos e esclarecedores acerca dos temas debatidos.
O endereço online do projeto, o instagram @novasutopias, conta com um formulário aberto à sugestões de interesses coletivos direcionados para a possível aplicação na câmara dos vereadores de Natal, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflafqql06GL7_1II-4nccRFnMZmTWDKZO1DNFFgT_iWTpn5A/viewform.