Dia da Mulher: potiguares se destacam por atuação marcante no ramo da saúde

Em comum, essas mulheres têm o perfil da inovação, ousadia e dedicação ao que fazem.

Dia da Mulher: potiguares se destacam por atuação marcante no ramo da saúde
Karla Emerenciano

Neste Dia Internacional da Mulher, em que muitas homenagens são concedidas para mulheres que atuam em diversas áreas, reunimos as biografias de algumas mulheres que se destacam não somente em Natal, mas regionalmente e até nacionalmente, pelas realizações e iniciativas na área da saúde. Em comum, essas mulheres têm o perfil da inovação, ousadia e dedicação ao que fazem.

Duas delas, a médica Karla Emerenciano e a enfermeira Greyce Castro, estão à frente de ações em setores estratégicos fundamentais para o trabalho da Liga Contra o Câncer, instituição que é referência em oncologia no Norte-Nordeste do país. Karla é coordenadora da Experiência do Paciente, setor responsável por toda a jornada dos pacientes. Já Greyce faz parte da equipe de grandes projetos, como o Congresso da Liga.

Outras duas são empreendedoras em um dos maiores grupos de saúde do RN: Andrea Fernandes e Gioconda Leão, sócia-diretoras do DNA Center, marca que se destaca por ser potiguar e pela excelência no atendimento e expansão. Inovador, o DNA Center cresceu exponencialmente nos últimos anos e tem investindo em novidades para atender a toda a família, como o DNA Care, o DNA Pet, e mais recentemente, a expansão via franquias.

Já a fisioterapeuta Kelly Gama, sócia-fundadora do Centro Vitta, é referência por iniciativas no diagnóstico e tratamento da dor crônica, no pioneirismo em torno da discussão do tema entre profissionais de saúde e na criação de um programa multidisciplinar de tratamento da dor, o Ressignificador. Essas e outras iniciativas marcam seu trabalho e sua atuação junto a algumas centenas de pacientes que vem atendendo ao longo de quase 20 anos de atuação.

A mais jovem entre as mulheres realizadoras na área da saúde é a dentista Natália Pinheiro, que é fundadora e CEO do Dentistas Home – uma das pioneiras no país na odontologia domiciliar. Além disso, é Mestre em Ciências Odontológicas e mentora profissional de centenas de dentistas.

Confira um pouco da biografia dessas mulheres:


Grayce Castro

Gerente de Ensino do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI), Grayce Castro é enfermeira formada pela UFRN e está na Liga Contra o Câncer desde 2006. Atualmente, coordena a Residência Multiprofissional em Saúde da instituição e faz parte da equipe que está a frente de grandes projetos, como o Congresso da Liga, que reuniu mais de 2,4 mil participantes, e ações como o Setembro em Flor, Outubro Rosa, Novembro Azul e Março Azul Marinho, que ofereceram triagens e orientações em saúde no Midway Mall.

Karla Emerenciano

Oncologista clínica, a médica Karla Emerenciano é coordenadora de Experiência do Paciente da Liga Contra o Câncer, setor responsável por toda jornada dos pacientes na instituição, desde a recepção, acolhimento, internação, humanização, voluntariado, até a alta total. Em 2023, o trabalho realizado resultou na otimização das filas de cirurgias através do SUS, colocando a Liga em 3º lugar no ranking nacional de Autorização de Internação Hospitalar Cirúrgica. A médica também atua como pesquisadora, estando a frente de um estudo nacional que apontou que pacientes da rede pública descobrem câncer de mama em estágios mais avançados e que pode ajudar a direcionar as políticas de combate ao câncer no Brasil.

Andrea Fernandes
Andrea é Farmacêutica e bioquímica, mestre em farmácia e doutora em imunologia celular e molecular. Atua principalmente em genética e biologia molecular; tendo finalizado o curso MBA-FGV em Gestão de Serviços de Saúde. É Diretora Mercadológica e Técnica do DNA Center, e atuou na linha de frente durante a pandemia junto ao grupo gestor, com decisões ágeis e ousadas que transformaram a empresa na principal referência no RN na testagem.

Gioconda Leão
Também farmacêutica e bioquímica, Gioconda Leão é especialista em gestão de qualidade total, mestre em ciências farmacêuticas e doutora em biologia molecular. Aperfeiçoou-se em hematologia laboratorial e hemoderivados e também em hematologia e hemoterapia pela Centre Régional Transfusion Sanguine, em Lille, França. Dedica seus estudos em hemocromatose, HFE gene. Estudiosa e atuante na área, é uma das gestoras do DNA Center junto com os sócios Andrea Fernandes, Roberto Chaves e Rene Carlos, na função de Diretoria Estratégica de Pessoas.

Kelly Gama
Kelly Gama é uma fisioterapeuta que se destaca não somente pela empreendedorismo, sendo sócia-fundadora de uma das principais clínicas de fisioterapia do Estado, o Centro Vitta Natal, mas por colocar em pauta a fisioterapia como ciência fundamental para o diagnóstico e tratamento da dor crônica.

É criadora do Programa Ressignificador, que usa uma abordagem multidisciplinar aplicada aos melhores métodos com reconhecimento internacional. Especialista em Dor pela Universidade Federal de São Carlos-UFSC, Kelly Gama atua há 17 anos na área da saúde, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e para qualidade de vida dos seus pacientes. É Membro da Sociedade Brasileira para o estudo da Dor (SBED) e da Sociedade Norteriograndense para o estudo da dor (SONRED).

Natália Pinheiro
A mais jovem entre as mulheres realizadoras na área da saúde é a dentista Natália Pinheiro, que é fundadora e CEO do Dentistas Home, Mestre em Ciências Odontológicas e mentora profissional de centenas de dentistas. Natália tornou-se referência em odontologia domiciliar no país com o propósito de levar a odontologia onde o paciente está, tornando-se embaixadora do assunto e palestrante. É empreendedora na odontologia, na área de Home Care e também em educação; além de presidente da Comissão de odontologia domiciliar do RN.