Beijos de Carnaval: Especialista recomenda cautela para evitar contágio de doenças

Priscila Valles Rocha, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, orienta cuidados e atenção com a higiene bucal durante o período de folia

Beijos de Carnaval: Especialista recomenda cautela para evitar contágio de doenças

Com o Carnaval se aproximando, a euforia dos foliões muitas vezes os leva a trocarem inúmeros beijos na boca, negligenciando a devida atenção à higiene bucal. No entanto, a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Priscila Valles Rocha, alerta que todo cuidado é pouco durante essa época de festa, ressaltando a importância de cautela nos contatos bucais. 
 

O ato comum de trocar beijos durante os festejos pode ser uma via de transmissão para diversas doenças infecciosas, alerta Valles. “É necessário cautela aos contatos bucais, especialmente diante da presença de feridas nos lábios e na cavidade oral, que acarretam doenças disseminados pelos múltiplos beijos durante o período festivo”. 
 

Priscila destaca que patógenos como vírus, bactérias e fungos podem ser transmitidos pelo beijo, destacando três doenças em particular: 

 

1. Mononucleose infecciosa (doença do beijo): um vírus transmitido pela saliva, que pode causar mal-estar, febre, dores de cabeça e garganta, e placas brancas na garganta. Não há prevenção para esta doença, e o tratamento se baseia no controle dos sintomas.

 

2. Herpes labial: outro vírus que pode ser transmitido pelo contato durante o beijo. A manifestação mais comum é a de feridas nos lábios pós o aparecimento de pequenas bolhas, e que regridem e cicatrizam em alguns dias. Sua infecção inicial em quem nunca teve contato com o vírus pode causar alterações sistêmicas, como dor de cabeça, febre, mal-estar e feridas na cavidade oral.


3. Sífilis: infecção bacteriana mais conhecida por ser uma IST (infecção sexualmente transmissível), porém também capaz de ser transmitida pelo beijo. A infecção ocorre por pequenas feridas na boca, e o curso da doença causa manifestações sistêmicas que podem ser fatais. O tratamento consiste no uso de antibiótico. 

4. Candidíase: infecção fúngica popularmente conhecida como sapinho, apesar de afeta principalmente pessoas com o sistema imunológico fragilizado ou com baixa imunidade, também pode ser transmitida pelo beijo. Os principais sintomas da candidíase oral são: placas brancas na boca; aparecimento de aftas na língua ou na bochecha; e dor ou ardência nas regiões afetadas. 

Além das preocupações com as doenças transmitidas especificamente pelo beijo, a Dra. Priscila alerta que as doenças respiratórias, como as gripes, também são transmitidas pelo contato oral e explica a importância da hidratação durante o Carnaval, especialmente devido ao calor intenso e a movimentação do corpo nos blocos. “O consumo moderado de álcool é aconselhado, pois o excesso pode contribuir para a desidratação. A perda de água, resultante desses fatores, pode reduzir a salivação, aumentando o risco de doenças bucais, cáries e inflamações na gengiva”. 

Para garantir a saúde bucal durante o Carnaval, a dentista recomenda a programação cuidadosa para não esquecer itens essenciais de higiene oral em viagens, como escova de dente, creme dental e fio dental. Além disso, enfatiza a necessidade de escovar os dentes após as refeições e, quando não for possível, ao acordar e antes de dormir principalmente. 
 

Atendimentos de Odontologia na Clínica-Escola da Faculdade Anhanguera 
 

Como forma de contribuir com a população na prevenção de doenças bucais e outros serviços, a Faculdade AnhangueraMarte oferece atendimentos odontológicos acessíveis, de segunda a sexta, de manhã e à noite. Para ter acesso ao serviço é necessário inscrição prévia para chamada de triagem e avaliação do caso. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 2972-9047 ou fazer inscrição pelo link. 
 

O curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera Marte é referência na formação dos profissionais e a clínica-escola faz em média 500 atendimentos por mês a comunidade, reforçando a qualidade e excelência da instituição na formação completa dos alunos, assim como gera um impacto positivo com serviços acessíveis para população. Além disso, ao finalizar o curso, o estudante estará habilitado para restaurar, extrair e limpar dentes, projetar e instalar próteses, realizar cirurgias e tratar doenças da gengiva, bochecha, língua e muito mais. 
 

Sobre a Anhanguera

 Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.

 Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.

 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.

 

Acesse o site e o blog para mais informações.